O aplicativo de celular Transurc Smart divide opiniões entre os usuários do transporte coletivo em Campinas. Desenvolvido com o objetivo de garantir mais facilidade, segurança e agilidade na hora de comprar e utilizar as passagens de ônibus, o APP foi lançado em setembro de 2018. Desde então, as críticas apareceram.
Na página oficial de download, na Play Store (Android), o Transurc Smart tem três mil avaliações, rendendo uma nota de 1,4 de satisfação – sendo a nota um considerada ruim e a nota cinco, excelente. Já na Apple Store (iOS), o app soma 672 avaliações e tem nota de 1,4, de um total de 5.
Entre as principais dificuldades, descritas no campo de comentário, estão a falta de opções de pagamentos, problemas em passar o QR Code pelo celular e erros ao realizar recargas com o cartão de crédito. Já os elogios costumam variar entre a praticidade e comodidade ao fazer compras de bilhetes.
Por outro lado, a Transurc que opera o sistema informou que houve momentos de instabilidade no APP e que existe a possibilidade de melhorias no aplicativo em futuras atualizações (leia mais abaixo).
Opinião dividida
Tanto no Terminal Central, quanto no Terminal Rodoviário, e em pontos de ônibus próximos, a opinião dos usuários é diversa.
Beatriz Loiola é estudante e já teve algumas experiências com o aplicativo.
“A experiência com o aplicativo não foi tão boa. Quando tentei passar, tentei passar três vezes, e deu erro. Só depois que eu passei perrengue, deu certo. Mas foi uma luta”,
disse.
Da mesma maneira, a passageira Lara Melo compartilha dificuldades com o QR Code do celular, mas faz ressalvas.
“Quando eu utilizei o aplicativo, eu não tive problemas. Mas quando tentei passar o QR Code, tive dificuldade”,
afirma.
Para ela, uma dica foi ajustar o brilho da tela do celular. “Tem esse macete, e, comigo, voltou a funcionar. Então, acabou sendo uma facilidade”, disse. O motorista da linha 386, Tiago Henrique, confirma: “Eu não vejo muitas pessoas reclamando”, afirma. “Mas, pelo celular, é preciso ver o contraste [para fazer o QR Code funcionar] na hora de fazer a leitura”.
Pontos positivos e negativos
Segundo os usuários ouvidos pela reportagem – aqueles que usam ou usaram o aplicativo mais de uma vez -, os pontos negativos são:
- Dificuldade em passar o QR Code no ônibus pelo celular;
- Problemas em atualizar o aplicativo (no aparelho Android);
- Problemas ao instalar o aplicativo (no aparelho Android);
- Demora em validar a passagem pelo aplicativo;
- Incompatibilidades do aplicativo com o aparelho celular.
Já os pontos positivos, relatados por usuários que costumavam utilizar o aplicativo com frequência – ou utilizaram por mais de um ano-, foram:
- Facilidade em comprar passagens a quem mora longe de bilheterias físicas;
- Praticidade em comprar e verificar o saldo;
- Usabilidade prática na navegação;
Esclarecimentos da Transurc
Segundo o diretor de comunicação e marketing da Transurc, Paulo Barddal, o aplicativo passou por momentos de instabilidade e que já foram ajustados. Além disso, estuda-se a possibilidade de melhorias no aplicativo em futuras atualizações, nas quais ainda não há detalhes de lançamento.
Sobre o tempo médio de recarga – que costuma ser de 30 minutos -, o diretor esclareceu que tudo depende das zonas em que o usuário e ônibus estão. Caso sejam lugares em que há antenas e sinais disponíveis, a tendência é que a recarga seja mais rápida.
Como usar o Transurc Smart
Para baixar o aplicativo, é preciso ter um celular com o sistema Android ou iOS (para iPhones). Em seguida, siga os passos:
- Após baixar o app, faça o seu cadastro, utilizando seus dados pessoais, e-mail e senha;
- Após, escolha entre o “Bilhete Único Comum” ou QR Code;
- Caso optar pelo “Bilhete Único Comum”, preencha o campo com o seu nome e número do cartão de transporte;
- Verifique se consegue consultar o saldo.
Para efetuar a recarga, siga os passos:
- Cadastre o seu cartão de crédito ou débito;
- Selecione o valor que deseja comprar;
- Aguarde o saldo cair.
Atualização
Atualmente, o Transurc Smart está na versão 22.8.1, no sistema Android, e a última atualização aconteceu em 26 de agosto de 2022. No iOS, está na versão 1.32 e a última atualização aconteceu em 17 de setembro de 2022.