- Publicidade -
CotidianoTransurc Smart divide opiniões de passageiros de ônibus em Campinas

Transurc Smart divide opiniões de passageiros de ônibus em Campinas

Aplicativo de celular Transurc Smart divide opiniões de passageiros do transporte coletivo de Campinas; confira pontos positivos e negativos

- Publicidade -

O aplicativo de celular Transurc Smart divide opiniões entre os usuários do transporte coletivo em Campinas. Desenvolvido com o objetivo de garantir mais facilidade, segurança e agilidade na hora de comprar e utilizar as passagens de ônibus, o APP foi lançado em setembro de 2018. Desde então, as críticas apareceram.

Na página oficial de download, na Play Store (Android), o Transurc Smart tem três mil avaliações, rendendo uma nota de 1,4 de satisfação – sendo a nota um considerada ruim e a nota cinco, excelente. Já na Apple Store (iOS), o app soma 672 avaliações e tem nota de 1,4, de um total de 5.

Entre as principais dificuldades, descritas no campo de comentário, estão a falta de opções de pagamentos, problemas em passar o QR Code pelo celular e erros ao realizar recargas com o cartão de crédito. Já os elogios costumam variar entre a praticidade e comodidade ao fazer compras de bilhetes.

Por outro lado, a Transurc que opera o sistema informou que houve momentos de instabilidade no APP e que existe a possibilidade de melhorias no aplicativo em futuras atualizações (leia mais abaixo).

Opinião dividida

Tanto no Terminal Central, quanto no Terminal Rodoviário, e em pontos de ônibus próximos, a opinião dos usuários é diversa.

Beatriz Loiola é estudante e já teve algumas experiências com o aplicativo.

“A experiência com o aplicativo não foi tão boa. Quando tentei passar, tentei passar três vezes, e deu erro. Só depois que eu passei perrengue, deu certo. Mas foi uma luta”,

disse.

Da mesma maneira, a passageira Lara Melo compartilha dificuldades com o QR Code do celular, mas faz ressalvas.

- Publicidade -

“Quando eu utilizei o aplicativo, eu não tive problemas. Mas quando tentei passar o QR Code, tive dificuldade”,

afirma.

Para ela, uma dica foi ajustar o brilho da tela do celular. “Tem esse macete, e, comigo, voltou a funcionar. Então, acabou sendo uma facilidade”, disse. O motorista da linha 386, Tiago Henrique, confirma: “Eu não vejo muitas pessoas reclamando”, afirma. “Mas, pelo celular, é preciso ver o contraste [para fazer o QR Code funcionar] na hora de fazer a leitura”.

Pontos positivos e negativos

Segundo os usuários ouvidos pela reportagem – aqueles que usam ou usaram o aplicativo mais de uma vez -, os pontos negativos são:

  • Dificuldade em passar o QR Code no ônibus pelo celular;
  • Problemas em atualizar o aplicativo (no aparelho Android);
  • Problemas ao instalar o aplicativo (no aparelho Android);
  • Demora em validar a passagem pelo aplicativo;
  • Incompatibilidades do aplicativo com o aparelho celular.

Já os pontos positivos, relatados por usuários que costumavam utilizar o aplicativo com frequência – ou utilizaram por mais de um ano-, foram:

  • Facilidade em comprar passagens a quem mora longe de bilheterias físicas;
  • Praticidade em comprar e verificar o saldo;
  • Usabilidade prática na navegação;

Esclarecimentos da Transurc

Segundo o diretor de comunicação e marketing da Transurc, Paulo Barddal, o aplicativo passou por momentos de instabilidade e que já foram ajustados. Além disso, estuda-se a possibilidade de melhorias no aplicativo em futuras atualizações, nas quais ainda não há detalhes de lançamento.

Sobre o tempo médio de recarga – que costuma ser de 30 minutos -, o diretor esclareceu que tudo depende das zonas em que o usuário e ônibus estão. Caso sejam lugares em que há antenas e sinais disponíveis, a tendência é que a recarga seja mais rápida.

Como usar o Transurc Smart

Para baixar o aplicativo, é preciso ter um celular com o sistema Android ou iOS (para iPhones). Em seguida, siga os passos:

  • Após baixar o app, faça o seu cadastro, utilizando seus dados pessoais, e-mail e senha;
  • Após, escolha entre o “Bilhete Único Comum” ou QR Code;
  • Caso optar pelo “Bilhete Único Comum”, preencha o campo com o seu nome e número do cartão de transporte;
  • Verifique se consegue consultar o saldo.

Para efetuar a recarga, siga os passos:

  • Cadastre o seu cartão de crédito ou débito;
  • Selecione o valor que deseja comprar;
  • Aguarde o saldo cair.

Atualização

Atualmente, o Transurc Smart está na versão 22.8.1, no sistema Android, e a última atualização aconteceu em 26 de agosto de 2022. No iOS, está na versão 1.32 e a última atualização aconteceu em 17 de setembro de 2022.

- Publicidade -
Anthony Teixeira
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -