- Publicidade -
CotidianoProcon de Campinas dá dicas a consumidores para compras do Dia dos Pais

Procon de Campinas dá dicas a consumidores para compras do Dia dos Pais

Cartilha também orienta sobre troca, garantia estendida e contratação de serviços; data é celebrada no dia 14 de agosto

- Publicidade -

Procon Campinas faz alerta para compras para o Dia dos Pais (Foto: Denny Cesare/Código 19)

O Dia dos Pais será comemorado no próximo dia 14 de agosto e, para ajudar nas compras dos presentes, o Procon de Campinas preparou uma cartilha com várias dicas para orientar o consumidor que está em busca de presente para a data.

- Publicidade -

O documento apresenta orientações sobre compras e contratações de serviços, política de troca, defeitos, descumprimento de ofertas, direito de arrependimento entre outros cuidados necessários na hora de adquirir os produtos e serviços no mercado de consumo.

A cartilha pode ser consultada no site.

LEIA MAIS

LSD é encontrado em fatia de mortadela no CDP de Hortolândia

Advogado que agrediu mulher no Cambuí, em Campinas, tem prisão preventiva decretada

- Publicidade -

Creche de Paulínia ganha prêmio internacional de educação na Europa

ORIENTAÇÕES

A primeira dica do órgão é pesquisar preços. De acordo com o Procon, o levantamento dos valores pode gerar uma economia significativa.

“O recomendável é que antes de realizar as suas compras o consumidor verifique o orçamento familiar e defina um valor que poderá gastar sem comprometer a economia doméstica e depois pesquise preços ente os estabelecimentos”, afirma Yara Pupo, diretora do Procon.

Além disso, o órgão alerta que, de acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor), a loja não está obrigada a trocar mercadorias em razão da cor e tamanho, por exemplo.

No entanto, se o estabelecimento oferecer este tipo de serviço, ele deve informar as condições para que essa troca possa ser realizada.

Já em relação à garantia, o Procon salienta que a contratação de garantia estendida (uma espécie de seguro) deve ser uma opção do consumidor e jamais imposta na contratação.

COMPRAS PELA INTERNET

No caso das compras pela internet, é necessário ficar atento aos anúncios. Uma das orientações do Procon é para que o consumidor, sempre que for realizar compras por essa modalidade, verifique se o site informa o endereço físico e CNPJ do fornecedor.

No comércio eletrônico, o consumidor tem direito de desistir da contratação no prazo de até 7 dias da assinatura do contrato ou entrega do produto. Não é preciso apresentar justificativas, basta contatar a empresa e solicitar o cancelamento.

Também é recomendado que o consumidor exija a nota fiscal, porque este documento é o único comprovante de compra caso ele precise trocar o produto ou até mesmo registrar uma reclamação no órgão de defesa do consumidor.

DENÚNCIAS

Em caso de dúvidas ou descumprimento dos direitos estabelecidos no CDC, o munícipe pode entrar em contato com o Procon pelo telefone 151 ou procurar um dos postos de atendimento do órgão.

LEIA TAMBÉM 
 
Venture Capital: Conheça a modalidade de negócio que fomenta o desenvolvimento das startups

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -