- Publicidade -
CotidianoRecorde de carga faz Viracopos projetar melhor ano desde 2013

Recorde de carga faz Viracopos projetar melhor ano desde 2013

Em 10 meses, alta na movimentação chegou a 45,25% na comparação com o mesmo período de 2020

- Publicidade -

Terminal de Carga de Viracopos (Foto: Divulgação/Aeroporto de Viracopos)

 

- Publicidade -

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, registrou novo recorde no total de carga movimentada nos primeiros 10 meses de 2021. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 45,25%.

Os dados positivos indicam que o aeroporto teve os melhores dez meses para um ano desde o início da concessão, em 2013. Os resultados são atribuídos aos setores de importação, exportação, remessas expressas e cargas nacionais.

Entre os destaques e diversos produtos, segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, estão os segmentos de tecnologia, farmacêutico, químico, metalmecânico, vestuário, calçados, frutas e autopeças.

NÚMEROS

De janeiro a outubro, um total de 299.504 toneladas foram embarcadas ou desembarcadas no Teca (Terminal de Cargas). No mesmo período de 2020, 206.193 toneladas foram movimentadas ao todo.

- Publicidade -

Dentro desse indicador, todos os setores tiveram crescimento acima de 30%. O maior foi de carga nacional, com 77,85%. Em seguida, aparecem exportação, 43,94%, importação, com 32,46%, e remessas expressas, 23,42%.

“Em média, recebemos de 17 a 20 aviões de grande porte diariamente. É um movimento de praxe”, diz o diretor de operações de Viracopos, Marcelo Mota, em entrevista ao ACidade ON Campinas.

LEIA TAMBÉM
Com câmara fria para pneus, Viracopos recebe carros da Fórmula 1
Viracopos começa a receber carros da F1; veja fotos

EM OUTUBRO

O mês de outubro também apresentou resultados positivos. Com 34.285 toneladas de carga, o aeroporto teve 22,9% de alta em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 27.886 toneladas foram movimentadas.

Em outubro de 2019, segundo o balanço, foram 19.058 toneladas. Com isso, a administradora do aeroporto afirma que outubro de 2021 representou o melhor resultado para um mês desde o início da concessão, em 2013.

Ainda assim, na comparação dos 10 primeiros meses do ano passado (antes da pandemia) e do mesmo período de 2021, houve uma redução de 2% no valor da carga importada.

TERMINAL DE CARGA

Ainda de acordo com a concessionária Aeroportos Brasil, o Terminal de Carga de Viracopos é responsável por receber cerca de 40% do total de carga importada pelo Brasil via aérea.

Em 2020, Viracopos conquistou um certificado internacional que credenciou o terminal a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica.

A certificação global Ceiv Pharma (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics), emitida pela Iata (International Air Transport Association), o terminal passou a ser reconhecido como operador global de produtos farmacêuticos.

VACINAS

Ao longo de 10 meses de 2021, o Terminal de Carga de Viracopos recebeu milhões de vacinas contra a covid-19. Em alguns momentos, o aeroporto chegou a registrar uma série de voos diários.

Até o final deste ano, o aeroporto será a porta de entrada de pelo menos 200 milhões de doses de vacinas ComiRNAty contra a covid-19, produzida pela Pfizer em parceria com a BioNTech.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -