- Publicidade -
CotidianoUnicamp anula questão de geografia do Vestibular 2023 por ambiguidade; entenda

Unicamp anula questão de geografia do Vestibular 2023 por ambiguidade; entenda

Universidade Estadual de Campinas diz que todos os candidatos receberão o ponto pela questão anulada

- Publicidade -
Primeira fase do vestibular da Unicamp foi aplicada no domingo (Foto: Denny Cesare/Código19)
Primeira fase do vestibular da Unicamp foi aplicada no domingo (Foto: Denny Cesare/Código19)

 

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), por meio da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), decidiu anular uma questão de Geografia da primeira fase do Vestibular 2023, aplicada domingo (6). Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (9), a Unicamp explicou que, com esta anulação, todos os candidatos presentes receberão o ponto pela questão (1 ponto).

- Publicidade -

A questão anulada foi a de número 23 da prova Q. De acordo com a Comvest, ela foi anulada pela ambiguidade do enunciado – veja comentário sobre a anulação da questão abaixo feito pela Universidade.

A primeira fase da Unicamp, no domingo, registrou a segunda menor abstenção em um período de seis anos. De acordo com a Comvest, dos 61.626 estudantes inscritos, 5.015 não compareceram à prova, o que representa um total de 8,14%. Em 2016, o índice havia sido de 7,7%.

O exame com 72 questões de múltipla escolha abordou temas como transfeminismo, o uso de selfies, resistência à ditadura no Brasil, pandemia, utilização de hospícios, Amazônia, uso de armas e massacres registrados em países como Canadá e Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM

Mudança no tempo: Campinas tem previsão de temporais a partir desta quarta-feira

- Publicidade -

Vídeo: cachorro sofre traumatismo craniano após ser arremessado em Sumaré

 

CONFIRA COMENTÁRIO SOBRE A QUESTÃO ANULADA

Junto com a anulação da questão de Geografia, a Unicamp divulgou um comentário explicando o motivo de ter anulada a questão. Confira na íntegra abaixo:

“A subsidência pode ocorrer em diferentes materiais: materiais de origem cársticas, rochas sedimentares porosas (compostas por texturas areia fina e silte), solos orgânicos e solos muito argilosos (expansivos). A subsidência é um processo que pode ser reversível ou irreversível. Solos muito argilosos ou orgânicos, ao se contraírem, formam depressões no terreno nos períodos de estiagem; nos períodos úmidos, com a infiltração da água, o solo se expande.

Esse ciclo de contração x expansão, apresentado especialmente na segunda figura, caracteriza a subsidência reversível, como na alternativa B, apontada inicialmente pela banca.

A subsidência em Maceió é devida a outras causas e é irreversível. Pela ambiguidade do enunciado, a Comvest decide anular a questão e atribuir o ponto correspondente à questão para todos os candidatos”. 

LEIA MAIS

Anfavea: Produção de veículos sobe 15,1% em outubro contra outubro de 2021
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -