O número de objetos esquecidos no Poupatempo, nos ônibus e terminais metropolitanos da região de Campinas registrou aumento em 2022, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (3). No total, foram 2,3 mil objetos esquecidos no ano passado – veja abaixo como reaver os objetos no setor de “achados e perdidos”.
O levantamento do Poupatempo mostra que de 2021 para 2022 cresceu em 7,7% o número de objetos esquecidos. Em 2021, foram deixados 1.488 objetos no local. Em 2022, o número subiu para 1.604 nas agências da região de Campinas.
Já os dados da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) mostram que na Região Metropolitana de Campinas, em 2021, foram esquecidos 647 objetos. No ano passado, o número passou para 704. Entre os objetios estão notebooks, sacolas de presentes, luva de boxe e dentadura.
LEIA TAMBÉM
Projeto Guri tem 2,4 mil vagas de cursos gratuitos de música na região de Campinas
Polícia investiga importunação sexual após resgate de crianças em casa insalubre, em Campinas
COMO RECUPERAR OBJETOS NO POUPATEMPO E TERMINAL
O Poupatempo conta com um setor de achados e perdidos em todas as 216 unidades físicas do programa. Para facilitar a busca do cidadão por algo perdido, o Poupatempo também disponibiliza a consulta digital, por meio do portal oficial do programa (www.poupatempo.sp.gov.br) e do aplicativo SP Serviços, disponível para Android e iOS.
Pelo número do documento ou nome do cidadão é possível saber onde ele se encontra para ser retirado, dentro dos prazos estabelecidos. Já no caso de objetos, o cidadão precisa fazer uma breve descrição do item perdido.
Os itens encontrados nos postos do Poupatempo ficam na unidade aguardando por 60 dias. Após esse período, os documentos são direcionados ao órgão emissor e os objetos doados ao Fundo Social de São Paulo.
Nos terminais, a EMTU explica que todos os objetos ou documentos encontrados na Região Metropolitana de Campinas são encaminhados para a central de achados e perdidos, que fica no Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas, onde permanecerão por 90 dias.
O horário de atendimento é das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sábado. O telefone da central de achados e perdidos é o (19) 3231-8590. Saiba como retirar os pertences:
- os objetos em geral devem ser descritos (cor, formato, outros) aos atendentes
- documentos em geral devem ser identificados por meio de uma fotografia do documento ou então por confronto das informações neles contidas.
LEIA MAIS
PF cumpre 4ª fase da Operação Lesa Pátria contra golpistas