Campinas começou o mês de agosto amanhecendo nesta segunda-feira (1º) com neblina e temperaturas amenas. A semana segue com previsão de tempo firme e seco, com temperaturas subindo gradualmente e umidade relativa do ar em declínio.
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, nesta terça-feira a temperatura máxima é prevista em 27ºC, e a umidade relativa do ar mínima fica na casa dos 30%. Já para a quarta-feira, a tendência é de temperaturas entre 14ºC e 29ºC, com umidade relativa do ar mínima entre 20 e 25%.
“Com o tempo seco, é importante manter a hidratação regular, bem como o uso de soluções adequadas para pele, olhos e mucosas ressecados, sobretudo pessoas com maior sensibilidade ou condições de saúde que possam ser agravadas pelo tempo seco”, alertou o Cepagri.
ESTIAGEM
Além do ar seco, a ausência de chuvas significativas nas últimas semanas exige especial atenção quanto às queimadas.
“O risco de fogo está muito alto em boa parte do estado, o que demanda cuidados para evitar o início de focos de incêndio, principalmente com relação à fogueiras, queima de lixo e de vegetação, e o descarte de bitucas de cigarro”, informou o Cepagri.
O mês de julho, que se encerrou ontem, foi o mais seco dos últimos cinco anos em Campinas. Ao longo dos 31 dias, foram registrados meros 5,8 milímetros de chuva, muito abaixo da média esperada para o período, que era de 36,7 milímetros (leia mais aqui).