- Publicidade -
CotidianoAgosto será mais quente e com pouca chuva; veja previsão

Agosto será mais quente e com pouca chuva; veja previsão

- Publicidade -

Após um julho com ondas de calor e chuvas abaixo do esperado, a previsão para agosto indica temperaturas acima da média e períodos com umidade relativa do ar baixa em Campinas. Para a primeira quinzena, há estimativa de uma frente fria entre os dias 8 e 10 de agosto – veja os detalhes abaixo.

De acordo com a série histórica, agosto costuma apresentar temperatura mínima de 13,5ºC, máximas de 27,2ºC e chuvas acumuladas de 25,2 milímetros, distribuídas em 2,8 dias de chuva.

Segundo a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, as temperaturas seguem em alta durante o mês e devem apresentar valores maiores do que a média esperada para agosto. As temperaturas só devem normalizar no final de agosto.

Tempo seco

Nas duas primeiras semanas, Campinas deve ter registro de índice da umidade relativa do ar abaixo dos 30%, o que classifica estado de atenção. Com o tempo seco, é indicado manter a hidratação e ter atenção especial ao risco de queimadas.

“Essa semana vamos ter umidade relativa do ar muito baixa, especialmente a partir de quarta-feira, mínima em torno de 20% e até a máxima vai ficar baixa, em torno de 40%”, alerta o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.

Além disso, para a primeira semana de agosto, não há nenhum indicativo de chuva, mas modelos de previsão apontam para chuvas a partir do dia 8.

“A primeira semana do mês de agosto será seca, e as chuvas ficarão concentradas sobretudo na segunda semana do mês, em volumes possivelmente importantes (especialmente considerando que se trata do mês de agosto), não sugerindo chuvas expressivas ou estiagem na segunda quinzena do mês”, acrescenta o meteorologista.

Frente fria

De acordo com a previsão estendida do Cepagri, uma frente fria deve atingir a região de Campinas entre os diass 8 e 10 de agosto, o que deve causar uma queda nas temperaturas.

- Publicidade -

“Para a segunda semana do mês, os modelos indicam a passagem de uma frente fria (por volta dos dias 8 a 10), ocasionando não só chuvas, mas um declínio nas temperaturas. Os indicativos sugerem impacto moderado e de curta duração, sendo sucedido por uma nova elevação térmica, mantendo as temperaturas acima da climatologia até o final do mês”, informa o prognóstico para agosto.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -