Alunos surdos, que estudam em escolas públicas estaduais em Campinas, estão sem intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), segundo denúncias das famílias dos estudantes. As reclamações também são feitas pelos próprios profissionais da área, que afirmam que há escolas precisando dos intérpretes, mas que as vagas ainda não foram disponibilizadas pelas diretorias de ensino.
Atraso na contratação de intérpretes de Libras
As aulas já começaram há quase dois meses, mas o caderno do pequeno Matheus continua praticamente vazio porque ele não consegue acompanhar o conteúdo das aulas.
“Está mexendo com o emocional dele, tanto que ele gosta de ir para a escola e não está nem fazendo muita questão de ir. Ele está numa sala de aula, jogado lá, sozinho. Está se sentindo sozinho porque está no mundo dele, então ele precisa de ajuda na escola, de uma intérprete”, lamenta a dona de casa Fabiana Alves da Silva, mãe do menino.
Prejuízo para alunos
A intérprete Elizabeth Costa Jardim quer trabalhar, mas afirma que os profissionais também estão sendo prejudicados pela indefinição das diretorias de ensino.
“Todos eles sabem que tem alunos em várias escolas necessitando desse direito, que não é nenhuma esmola, é direito. Não estão pedindo nenhum favor, porque eles pagam imposto. Muitos não atribuíram ainda, muitos dependem só desse emprego”, afirma.
O que diz o Estado?
A secretaria estadual de Educação informou que “fará uma nova designação de professores intérpretes de Libras nas três escolas na segunda-feira (4)”.
Com informações de Helen Saconi/EPTV
Além disso, informou que fará a reposição do conteúdo pedagógico para todos os estudantes surdos afetados.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP