A GM (Guarda Municipal) de Campinas e a PM (Polícia Militar) iniciaram na manhã desta quinta-feira (20) uma operação nas escolas da rede pública e privada. As ações foram planejadas para “minimizar riscos” e “aumentar a visibilidade e a percepção de segurança” de pais, alunos, professores e profissionais em meio ao momento de ameaças de crimes e ataques nos locais.
De acordo com a Guarda, o trabalho acontece nas unidades de ensino municipais e particulares de Campinas ao longo do dia. Por conta disso, diversas viaturas foram posicionadas em frente às escolas e as equipes da corporação também realizaram rondas. A movimentação chamou a atenção (assista ao vídeo abaixo). “A estratégia integra as ações do Comitê de Gestão Integrada”, diz a GM.
LEIA TAMBÉM
Ameaças nas escolas: Campinas quer contratar psicólogos e integrar 4 mil câmeras da rede municipal
Ameaças nas escolas: Campinas recebe 158 denúncias em uma semana e monitora redes sociais
A Polícia Militar também anunciou para hoje a execução da 3ª Fase da Operação Impacto para reforçar a segurança nas escolas em todo o estado de São Paulo. As ações acontecem em Campinas e nos outros 644 municípios do território paulista com a intenção de prevenir ameaças e crimes nos locais.
“A ação coordenada das forças matriciais visa aumentar a visibilidade e a percepção de segurança, sobretudo no trinômio escola, família e polícia, com foco na redução de indicadores criminais, por meio do uso de inteligência”, diz a nota, que detalha ainda a mobilização de mais policiais no patrulhamento nesta quinta.
LEIA MAIS