O prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins (MDB), assinou decreto na tarde desta terça-feira (8) em que desobriga o uso de máscara de proteção facial em áreas abertas da cidade. A medida entrou em vigor hoje, a partir de sua publicação no Diário Oficial.
Amparo, além de ser o primeiro dos nove municípios que compõem o Circuito das Águas Paulista, a adotar a flexibilização das máscaras, ainda antecipou o anúncio oficial do governo do Estado de São Paulo, previsto para esta quarta-feira (9), às 12h45.
Segundo o decreto 6.466 publicado em Amparo, a decisão foi baseada em dados que apontam que 97,5% da população adulta está com o esquema vacinal completo. Além disso, o baixo número de novos casos de covid-19 e de internações, apenas duas segundo a prefeitura, justificam a medida.
Leia Mais:
Cidades do Circuito aguardam a flexibilização do uso de máscara
Atualmente, em todo o estado, com exceção de Amparo, o uso de máscaras segue obrigatório até o dia 31 de março, por regra de decreto estadual. Desde a última semana, o Comitê Científico de Covid-19 avalia os índices da pandemia e ocupação de hospitais para relaxar a medida.
No final do ano passado havia a expectativa de flexibilização da regra. No entanto, com o aumento de casos por causa da variante Ômicron, a medida foi prorrogada até o final deste mês. O uso de máscaras é obrigatório em São Paulo por decreto estadual desde o dia 7 de maio de 2020.