A prefeitura de Amparo informou à apuração do acidade on/Circuito das Águas que 28 profissionais da saúde que atendem o município estão afastados devido à infecção pela covid-19. Ao todo, a cidade possui 234 funcionários que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde.
Dentre os afastamentos estão agentes comunitários, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos. Segundo a administração municipal, até o momento, três médicos já foram afastados de suas funções.
Mediante a falta de profissionais da saúde para suprir a alta no número de atendimentos devido ao crescimento das síndromes gripais, a prefeitura afirmou que irá contratar mais 10 enfermeiros em regime emergencial, visando diminuir o tempo de espera dos pacientes. Entretanto, o edital para as novas contratações ainda não foi divulgado.
Em meio à crise sanitária no município, a secretária de Saúde, Grazielle Bertolini, deixou o cargo. De acordo com a administração municipal, o motivo da saída foi que ela “recebeu uma maior proposta profissional na prefeitura de Atibaia”. A prefeitura de Amparo não informou o nome do substituto até esta publicação.
TESTAGEM PARA COVID
A prefeitura de Amparo também informou que, a partir desta terça-feira (11), as Unidades de Saúde da Família da cidade irão realizar o teste de covid-19 apenas em casos sintomáticos, ou seja, em pessoas que apresentarem, no mínimo, dois sintomas da doença. Até a última segunda-feira (10), eram testados sintomáticos e moradores que tiveram contato recente com casos positivos.
A administração afirmou que o motivo da medida é a espera da chegada de novos testes para o município, uma vez que, com a alta demanda, os fornecedores estão com dificuldades para realizar a entrega rápida dos produtos.
Em nota, a prefeitura salientou que “já está realizando ações para viabilizar a chegada de novos testes de covid-19 na cidade e, assim, estabilizar o estoque”. Além disso, a Secretaria de Saúde reforçou a importância do isolamento em caso de sintomas.
“A nova variante Ômicron, apesar de causar apenas sintomas leves, é mais transmissível que a variante Delta, por isso os cuidados e protocolos devem ser mantidos e redobrados nesse momento”, disse em nota.