Uma decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai reduzir o custo das ligações de telefone fixo entre Campinas e 17 cidades da região. As operadoras têm até quatro meses para colocar a medida em prática. A Anatel foi questionada, mas ainda não informou os valores das taxas.
A cada cinco anos, a agência faz uma revisão do regulamento das tarifas da telefonia fixa. A mudança leva em consideração os novos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicados em julho sobre mudanças em regiões metropolitanas e em áreas em que o desenvolvimento dos municípios é integrado.
Por isso, a chamada local entre Campinas e outras 17 cidades da região vai ficar mais barata. Com a mudança, deixa de ser necessário o uso do código 19, ou seja, as chamadas deixam de ser interurbanas entre os municípios. Com a decisão, as concessionárias terão 180 dias para adequar às áreas de tarifação e convertê-las em áreas locais.
LEIA TAMBÉM
Grupo faz arrastão em ponto de ônibus na região do Shopping D. Pedro, em Campinas
Vídeo mostra carro atropelando pedestres em ponto de ônibus de Campinas
Veja as cidades incluídas na redução:
- Americana
- Artur Nogueira
- Cosmópolis
- Engenheiro Coelho
- Holambra
- Hortolândia
- Indaiatuba
- Jaguariúna
- Monte Mor
- Nova Odessa
- Paulínia
- Pedreira
- Santa Bárbara d’Oeste
- Santo Antônio de Posse
- Sumaré
- Valinhos
- Vinhedo
Ao todo, o conselho diretor da Anatel decidiu mudar a forma de cobrança em 89 regiões do país. Segundo a Anatel, a diminuição será percebida para clientes que tem plano tarifado por chamada. Nos planos de ligações ilimitadas não haverá mudança.
“Com a decisão, as concessionárias terão 180 dias para adequar as áreas de tarifação e convertê-las em áreas locais. A revisão abrange 225 Áreas Locais, distribuídas em 284 municípios, onde as chamadas deixarão de ser Longa Distância e serão consideradas Locais, sujeitas a tarifas de chamadas locais”, informou o órgão. A lista com todas as regiões e cidades incluídas na mudança pode ser conferida aqui.
LEIA MAIS
Pix avança no comércio digital e pode decretar fim dos boletos