O prédio onde funcionou o Colégio Bento Quirino, no Centro de Campinas, vai abrigar o Centro de Educação Integral para a Cidadania. O local vai receber aulas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e da (Fumec Fundação Municipal para Educação Comunitária).
A criação do espaço, que fica na Rua Luzitana, foi anunciada pelo prefeito da cidade, Dário Saadi (Republicanos), na tarde desta terça-feira (22) e faz parte das ações de revitalização da região central.
A estrutura será reformada e a previsão de funcionamento é a partir de fevereiro de 2023.
Além do antigo colégio, que terá aulas da EJA, da Fumec e cursos de formação para os profissionais da rede municipal, o prefeito também anunciou a aquisição do Teatro Bento Quirino, que fica na mesma rua, em frente ao futuro Centro de Educação Integral.
Os dois imóveis foram adquiridos no final do ano passado pela secretaria de Educação e custaram R$ 11,9 milhões. “Estamos elaborando o projeto de reforma e até o final do ano os dois prédios devem estar prontos”, explicou o prefeito Dário Saadi durante o anúncio.
EDUCAÇÃO INTEGRAL
O Centro de Educação Integral vai funcionar em uma área de 2,8 mil metros quadrados e terá 25 salas de aulas, 10 salas administrativas e duas quadras poliesportivas com vestiários.
As escolas de EJA Sérgio Rossini e Professor Paulo Freire serão transferidas para o espaço. Hoje, elas funcionam em um prédio alugado, situado na Avenida Benjamin Constant, também no Centro. O gasto mensal com o aluguel é de R$ 11 mil.
“Essas escolas estavam em instalações inadequadas pois o imóvel não foi construído para ser uma escola. Nas salas de aula há muito barulho dos carros que passam na rua, por exemplo”, explicou o secretário de Educação, José Tadeu Jorge.
Juntas, as duas escolas para jovens e adultos atendem 106 estudantes, nos períodos integral e noturno.
TEATRO
Com 540 lugares, o antigo Teatro Bento Quirino será destinado às atividades da secretaria de Educação. “Quando o espaço não tiver agenda voltada para a Educação, ele poderá ser usado pela secretaria de Cultura”, disse o prefeito.