- Publicidade -
CotidianoApós caso de raiva em morcego, Saúde faz ação em Barão Geraldo

Após caso de raiva em morcego, Saúde faz ação em Barão Geraldo

Profissionais vão visitar cerca de 650 imóveis para orientar a população

- Publicidade -

Agentes de Saúde farão mutirão. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas/Arquivo)

 

A secretaria de Saúde faz neste sábado (11) uma ação educativa sobre a raiva no bairro Terras do Barão, no distrito de Barão Geraldo. A ação foi desencadeada depois que um morcego encontrado no local testou positivo para a doença. 

Entre 9h e 13h, agentes comunitários de saúde e de controle ambiental vão percorrer 650 imóveis, na região, para orientar a população sobre a raiva e como proceder ao encontrar morcegos em casa.  

Desde o início do ano, foram identificados sete morcegos com raiva no distrito de Barão Geraldo, segundo dados da pasta.  
 
ORIENTAÇÕES
 
De acordo com a veterinária da Visa Norte Tosca de Lucca, em caso de encontrar morcegos mortos ou com comportamento estranho, a população deve acionar a UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses) por meio dos telefones (19) 2515-7047 e 3245-1219, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  

Fora destes horários, o plantão da UVZ pode ser acionado por meio da Defesa Civil, pelo telefone 199. É considerado comportamento estranho o morcego que voa durante o dia, que fica pendurado em locais com a incidência direta de luz solar, que fique dentro de residências ou caído no chão.  

A orientação da Secretaria de Saúde é nunca tocar em um morcego (vivo ou morto). Por serem animais silvestres de extrema importância para o meio ambiente, matar um morcego é considerado crime ambiental.  

- Publicidade -

ANIMAIS DOMÉSTICOS
 
Além das orientações, os agentes vão verificar com os moradores se anteriormente houve aparecimento de morcegos com comportamento alterado e se há cães ou gatos em casa.  

“Vamos avaliar cada caso e, se houver necessidade, os animais domésticos serão encaminhados para dose de reforço da vacina antirrábica”, disse a veterinária.  

CASOS
 
A raiva é uma doença letal em praticamente 100% dos casos, inclusive nos humanos. Em Campinas, o último caso da doença em humanos aconteceu em 1981.  

Entre 2014 e 2016, o município registrou três casos de raivas em animais domésticos (dois gatos 2014 e 2016 – e um cão – 2015), que foram infectados por morcegos.

A vacinação contra a raiva é realizada por agendamento na UVZ. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. A marcação do horário deve ser feita pelos telefones (19) 2515-7047 e 3245-1219.

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -