Após a extração de 27 árvores em trechos da Avenida Francisco Glicério e na Rua da Abolição, a secretaria de Serviços Públicos anunciou um projeto de requalificação paisagística com o plantio de cem novas mudas de árvore na Avenida Francisco Glicério, no Centro de Campinas. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (16).
De acordo com a Prefeitura, o plantio será feito no trecho entre a Avenida Aquidabã até a Rua Henrique de Barcelos, com 58 mudas, e na Rua Álvaro Ribeiro e Avenida General Carneiro, com mais 42 mudas.
Segundo a Administração, as árvores serão plantadas em floreiras no mesmo nível da calçada e revestidas com forração, “permitindo a permeabilidade do solo”, informou. O plantio das mudas será iniciado em abril.
LEIA TAMBÉM
Morre em Campinas Marcelo Modesto, guitarrista de jazz que tocou com Marília Mendonça
Jiboia de 2 metros invade casa em Valinhos e fica presa no portão; bombeiros fazem resgate
A RETIRADA
Segundo a Prefeitura, um laudo do DPJ (Departamento de Parques e Jardins) comprovou que o canteiro era incompatível com o tamanho das árvores, sem espaço para as raízes, o que danificava o asfalto e aumentava o risco de queda. As árvores retiradas eram da espécie canafístula e uma delas é pau-ferro. As canafístulas têm cerca de 15 metros de altura.
Segundo a Administração, ação de supressão das árvores, como neste caso, está no enquadramento legal da Lei Municipal de 11.571 de 2003, com base no diagnóstico do laudo.
Imagens de drone mostraram a mudança no Centro de Campinas após a extração de diversas árvores, realizada por conta de quedas que mataram duas pessoas na cidade entre dezembro e janeiro. Um perfil no Instagram revelou imagens aéreas do antes e depois da Avenida Francisco Glicério, no trecho entre a Av. Aquidaban e a Praça Comendador Soares.
De acordo com o perfil drone_ly, as fotos com as árvores foram captadas em dezembro de 2021 e as imagens que mostram a paisagem sem as árvores foram feitas em fevereiro deste ano.
FAIXA EXCLUSIVA
Além disso, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) implantará uma continuação da faixa exclusiva para transporte público na Avenida Francisco Glicério. Com a medida, a via ficará com 1,3 km somente para os ônibus.
O novo trecho, de 290 metros, abrange a extensão entre a Avenida Aquidabã até a Rua Henrique de Barcelos. A Francisco Glicério já possui faixa exclusiva para o transporte coletivo, em trecho de pouco mais de 1 km, entre as vias Orosimbo Maia e Aquidabã.
O novo trecho de faixa exclusiva segue os mesmos parâmetros do existente, com a circulação dos ônibus à direita. A operação exclusiva dos ônibus será permanente, todos os dias da semana (de segunda a domingo), nas 24 horas do dia. No novo trecho existem quatro faixas de rolamento.
REMOÇÃO DO CANTEIRO
A Prefeitura salientou que algumas intervenções físicas são necessárias, como, por exemplo, a retirada do canteiro central existente, ganhando espaço para a implantação da faixa exclusiva; e, ainda, destinar três faixas de rolamento para a circulação geral. Será possível estacionar do lado esquerdo da via, como ocorre hoje.
Segundo a secretaria de Serviços Públicos, a obra no canteiro central da via será iniciada neste mês. A entrega final de todo o projeto, incluindo a faixa exclusiva, está prevista para o mês de maio.
LEIA MAIS