- Publicidade -
CotidianoApós rompimento de represa, obras de desassoreamento começam hoje em Cosmópolis

Após rompimento de represa, obras de desassoreamento começam hoje em Cosmópolis

A barragem rompeu na quinta-feira, dia 9, e represa do Ribeirão Piratinigui perdeu 75% do volume de água armazenado

- Publicidade -
Obras de desassoreamento começam hoje (Foto: Reprodução/ EPTV Campinas)
Obras de desassoreamento começam hoje (Foto: Reprodução/ EPTV Campinas)

Teve início nesta segunda-feira (13) as obras de desassoreamento na represa que abastece Cosmópolis. Na semana passada o local sofre um rompimento da barragem, que fez com que a represa perdesse 75% da capacidade do volume de água.

O Daee (Departamento de Água e Energia do Estado) informou que uma draga do órgão começa a fazer os trabalhos hoje, cavando mais fundo a área onde fica a captação de água. A ação vai permitir que o volume de água siga em direção à Estação de Tratamento.

Ainda segundo o Daee, a usina responsável pela represa, vai iniciar reparos no paredão danificado. A Petrobras e a Sabesp cederam bombas que serão instaladas na represa para realizar a captação de água extra do reservatório.

Em nota, a Prefeitura informou que as aulas da rede pública que foram suspensas na última sexta-feira (10), retomam hoje e informou também que caminhões-pipa vão garantir o abastecimento das escolas. A Administração ainda comunicou que não há desabastecimento na cidade, mas pede que a população continue economizando.

 

 

LEIA MAIS

- Publicidade -

Idosa tem perna esmagada após ser atropelada por ônibus em Paulínia

Emprego: Campinas começa a semana com 187 vagas; salários chegam a R$ 4,5 mil
 

 

O ROMPIMENTO

O rompimento da barragem aconteceu por volta das 00h53 da última quinta-feira. Segundo a Prefeitura, não há registro de alagamentos no município. Ao todo, a represa perdeu 75% do volume de água armazenado.

O prefeito da cidade, Junior Felisbino, chegou a suspender as aulas da rede pública e anunciou um decreto de emergência na última sexta-feira (10).

“Nós perdemos 75% da nossa capacidade. Sobrou 25%. Por isso que a gente tem que tomar medidas emergenciais, fizemos um decreto de emergência. Criei um comitê de crise. Existe o risco de desabastecimento. Inclusive, fizemos um novo decreto, suspendemos as aulas de maneira preventiva amanhã. Para que não ocorra o desabastecimento, é necessário que chova”, afirma o prefeito, Junior Felisbino.

De acordo com a Defesa Civil de Cosmópolis, a equipe técnica da empresa responsável pelo paredão, havia realizado todas as análises, onde foi constatado que não havia riscos.  

“Ainda durante a noite, o Departamento de Água e Esgoto realizou uma ação imediata para fazer a redistribuição para alimentar todo o sistema com água nas casas. Além disso, a Prefeitura de Cosmópolis já está tomando todas as medidas necessárias para que toda a cidade não fique desabastecida. A Prefeitura reforça o pedido para que toda população racione água durante os próximos dias”, completou a nota da Prefeitura.

Para moradores que precisem de abastecimento por carro pipa, é divulgado o contato pelo telefone: (19) 3812-5021.

 

 

LEIA TAMBÉM

Oscar 2023: veja os vencedores em todas as categorias

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -