- Publicidade -
CotidianoApós Taquaral, Campinas diz ter projetos para três pistas de skate

Após Taquaral, Campinas diz ter projetos para três pistas de skate

Além de centro de treinamento no Cear, pasta prevê locais em Sousas e no Parque Floresta; veja detalhes

- Publicidade -

 

Pista de skate do Taquaral foi inaugurada em março deste ano (Foto: Luciano Claudino/Código 19)

 
Depois de inaugurar a pista de skate street na Lagoa do Taquaral em março, a secretaria municipal de Esportes de Campinas informou ao acidade on Campinas que tem atualmente mais três projetos de espaços semelhantes.

A pasta confirmou à reportagem planejar obras para o distrito de Sousas e para o Jardim Floresta, além do projeto do centro de treinamento no Cear (Centro Esportivo de Alto Rendimento), no Swiss Park, anunciado em agosto de 2021.

Com 3,1 mil metros quadrados, o espaço terá duas pistas cobertas do tipo park e street. No anúncio oficial, a Prefeitura alegou que planejava que a preparação para a Olimpíada de Paris em 2024 ocorresse no município (veja mais abaixo).

SOUSAS

Os processos estão atualmente em diferentes estágios. O mais adiantado é o de Sousas, que já passou por licitação e depende da análise orçamentária da Seinfra (secretaria de Infraestrutura de Campinas) para o início da construção.

Ainda conforme a secretaria, a pista será feita na Praça Santa Rosa, no bairro Jardim Conceição, e não teve os detalhes específicos e os traçados divulgados.

- Publicidade -

PARQUE FLORESTA

Já a pista do Parque Floresta está com todos os projetos concluídos. “A planilha orçamentária está sendo revisada pela contratada e a previsão de finalização é para o início de junho. Na sequência, vai para licitação”, detalhou a secretaria.

O local, que fica na Rua Alziro Arten, será erguido em uma praça, que conta com um ginásio poliesportivo, campo de futebol e uma Academia da Terceira Idade.

NO CEAR

A pista deve custar R$ 8 milhões, que serão aplicados pelo Governo Federal por meio da CEF (Caixa Econômica Federal) e da pasta Especial de Esporte. Hoje, o projeto de arquitetura é o único pronto. Os demais, ainda estão em elaboração.

De acordo com a Prefeitura, serão realizadas duas pistas cobertas, nos formatos park e street, destinadas aos skatistas de nível mundial e na formação de atletas que poderão representar o país em competições olímpicas e internacionais.

A área foi cedida pelo município e as pistas de skate serão construídas próximas das quadras de tênis do centro de alto rendimento. Em agosto de 2021, no anúncio, o término das obras foi previsto para o segundo semestre deste ano.

“O Centro de Treinamento vai permitir um planejamento bem estruturado aos atletas da Seleção Brasileira. Teremos tranquilidade para trabalhar”, avaliou na ocasião o presidente da Confederação Brasileira de Skate, Duda Musa.

PISTAS EXISTENTES

Além das três novas estruturas e da pista do Taquaral, inaugurada há três meses, Campinas conta atualmente com outras 11 pistas de skate abertas:

– Parque Ecológico Monsenhor José Salim

– Parque Ecológico Dom Bosco

– Bosque Luciano do Valle Vila União

– Parque Linear Capivari Lagoa do Mingone

– Pista de Skate Barão Geraldo

– Pista de Skate Vila Padre Anchieta

– Ceu (Centro de Artes e Esportes Unificado) Florence

– Pista do São Bernardo Raspadão

– Pista do São Bernardo Praça da Igreja Católica

– Praça Concórdia

– Mini Rampa Praça de Esporte Pinicão

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -