Depois de um feriadão com tempo estável e céu claro, a região de Campinas terá uma mudança brusca nas temperaturas com a passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo. Além de derrubar os termômetros, a entrada de ar frio de origem polar também trará chuvas volumosas, chegando até 20 milímetros por dia, já nesta terça-feira (13) – confira os detalhes abaixo.
Também a partir de amanhã, a amplitude térmica, que é diferença entre as temperaturas mínima e máxima, irá diminuir um pouco. De acordo com a previsão, Campinas deve ter mínima de 16ºC e máxima de 21ºC, com variação de 5ºC. Com isso, a sensação de frio ocorre durante todo o dia, sem aquele período de calor após o horário de almoço.
LEIA TAMBÉM
Vigilância de Campinas apura morte de casal que viajou pela cidade; entenda o caso
Veja opções de passeios românticos e gratuitos para o Dia dos Namorados na região de Campinas
CHUVAS VOLUMOSAS
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a frente fria irá provocar uma queda entre 6ºC e 8ºC nas temperaturas durante a semana devido ao aumento da nebulosidade e dos corredores de umidade, que irão adiantar a formação de nuvens de chuva.
“A partir de amanhã nós temos o aumento de nebulosidade, com possibilidade de chuvas, o que deve se estender até a quinta ou sexta-feira. Então, as temperaturas já diminuem bastante em função desta nebulosidade e condições de chuvas e a entrada de uma massa de ar frio de origem polar está prevista a partir da sexta-feira e o fim de semana”, explica a meteorologista do Centro, Ana Ávila.
PRÓXIMOS DIAS
As chuvas devem seguir até a quinta-feira (15), com previsão de tempo firme já na sexta-feira (16), quando as áreas de instabilidade vão embora e o tempo instável dá uma trégua. Contudo, as temperaturas não devem voltar a subir muito até o final de semana.
“Os modelos meteorológicos sugerem queda nas temperaturas no final de semana, em virtude da entrada de um ar frio, de origem polar. Até o momento, a expectativa é que as mínimas fiquem em torno de 9ºC no sábado, que deve ser o dia mais frio desde evento meteorológico”, informa o Cepagri.
Com isso, o Outono deve terminar com temperaturas mais amenas e chuvas regulares, abrindo espaço para o clima mais gelado que esperamos para o Inverno, que começa no dia 21 de junho.
LEIA MAIS
Veja como fazer um ceviche de tilápia para o Dia dos Namorados