Às vésperas do início do Inverno, que começa nesta quarta-feira (21), Campinas deve permanecer com temperaturas mais baixas nos próximos dias. Após registrar o dia mais frio do ano no último sábado (17), os termômetros não devem ultrapassar os 24ºC no decorrer desta semana. Além disso, as mínimas permanecem na casa dos 12ºC.
De acordo com a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), as temperaturas voltam a subir um pouco a partir de quinta-feira (22) e devem chegar em até 28ºC no final de semana.
LEIA TAMBÉM
Vereadores de Campinas votam hoje proibição a mulheres trans em times femininos
Frente Nacional de Prefeitos apoia Dário sobre casas de 15 m² em Campinas
“As temperaturas de agora, especialmente as mínimas, geralmente são associadas ao frio (abaixo de 12 ou 13ºC) – e não deve fugir muito disso até o final do mês, mesmo que as mínimas subam um pouco lá por quinta-feira. As máximas já estão bem agradáveis, chegamos aos 24ºC, e nos próximos dias devem manter elevação gradual. Talvez, no final de semana tenhamos máximas em torno de 27 ou 28ºC”, informa o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.
Ainda segundo o meteorologista, há alguns elementos que podem intensificar a sensação de frio nos próximos dias, com a ação dos ventos e os períodos maiores de sombra. Além disso, alguns prédios permanecem “gelados” por vários dias “porque eles têm uma inércia térmica maior e demoram mais pra voltar a uma temperatura confortável”, acrescenta.
MASSA DE AR FRIO
A sensação de frio após a passagem da frente fria também está se enfraquecendo devido ao afastamento da massa de ar frio de origem polar que esteve na região na última semana. Além disso, os períodos de céu claro e sem nuvens ajudam na alta das temperaturas, assim como a maior exposição ao sol.
Apesar do registro de ventos mais fortes na madrugada desta segunda-feira (19), com velocidades em torno de 20 km/h, os próximos dias devem ter ventanias de intensidade mais fraca, o que impacta na sensação de frio.
“Para os próximos dias, eles voltam a soprar de forma mais fraca ao longo de todo o dia”, explica Bainy.
Com isso, o frio mais intenso deve se distanciar da região de Campinas nos próximos dias, deixando apenas aquele ar mais fresco no período da noite e início das manhãs.
LEIA MAIS
Corredor iniciante: Como enfrentar os primeiros quilômetros de corrida