A frente fria que alterou o tempo em Campinas e causou queda nos termômetros nesta segunda-feira (29) deve prevalecer nesta terça (30), quando as temperaturas mínimas devem cair ainda mais. A previsão é do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, que espera mudanças no cenário somente a partir quarta (31).
Segundo o meteorologista do Centro, Bruno Bainy, a virada no tempo que vai atenuar o frio ocorre com o aumento gradativo das temperaturas máximas. “As mínimas ainda caem amanhã e seguem baixas até a quarta-feira. E as máximas vão subindo gradativamente. De modo geral, o frio mais intenso vai persistir até a manhã de quarta. Ao longo da tarde, as temperaturas sobem”, explica ele.
TERMÔMETRO E SENSAÇÃO TÉRMICA
Ainda de acordo com Bainy, as máximas hoje não passam de 17°C, principalmente devido aos ventos e ao céu nublado.
“Os ventos fortes agravam a sensação térmica e deixam a temperatura cerca de três graus mais baixa”, diz.
Com menos nebulosidade, porém, a terça-feira deve ter temperaturas entre 10°C e 21°C, ainda sem alívio no frio. Já na quarta, no período da tarde, as máximas começam a subir, deixando as temperaturas entre 10°C e 24°C.
LEIA MAIS
Nuvem em formato de rolo: entenda fenômeno visto no litoral de SP
Veja como estão dados de covid-19 e Síndromes Respiratórias em Campinas
MAS PODE CHOVER?
Questionado sobre as chances de chuva nesta segunda, o meteorologista Bruno Bainy considera a possibilidade pequena. “Não é algo descartado. Seria um chuvisco de forma isolada hoje. Mas as chances são pequenas”, pontua ele, que não fala sobre condições para precipitação nos outros dias desta semana.
A VOLTA DO CALOR?
Depois de três dias de frio, porém, a quinta (1º) deve trazer mudanças em Campinas, já que as temperaturas começam a subir de maneira acentuada. Com isso, a previsão é que o fim de semana tenha dias mais quentes na cidade. “No fim de semana a gente já deve ter máximas na casa dos 30°C”, afirma Bainy.
COMO SERÁ EM SETEMBRO?
A partir de setembro, os episódios de frio serão mais breves e as temperaturas baixas serão menos frequentes devido à tendência de elevação nos termômetros, já que os dias passam a ser mais longos e a radiação solar é mais intensa. No dia 22 de setembro, às 22h04, inclusive, começa a Primavera no Hemisfério Sul.
LEIA TAMBÉM
Nasa adia “Missão Artemis I”, que marca a volta da agência à Lua