- Publicidade -
CotidianoAtendimento é principal dificuldade dos bares e restaurantes, informam proprietários

Atendimento é principal dificuldade dos bares e restaurantes, informam proprietários

Segundo levantamento, 35% das empresas classificam como crítico ou insatisfatório o modo como atendem os consumidores

- Publicidade -

Agência Estado

O setor de bares e restaurantes no Brasil é um dos que mais emprega e movimenta a economia. Em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor faturou R$ 414 bilhões, uma alta de 4,5% sobre o resultado de 2021, que foi de R$ 396 bilhões.

Apesar deste crescimento, o setor enfrenta alguns desafios, como a inflação, a alta dos juros e a falta de mão de obra qualificada. Para enfrentar esses desafios, os bares e restaurantes precisam se tornar mais competitivos e eficientes.

Entre os pilares para o sucesso de um bar ou restaurante está o atendimento. Este é um dos pontos principais na hora de criar fidelização dos clientes. Entretanto, de acordo com um levantamento da plataforma UP, 35% das empresas classificam como crítico ou insatisfatório o modo como atendem os consumidores. Em contraponto, apenas 14% dizem que é excelente.

Outro ponto negativo destacado a partir dos dados do UP é a gestão de pessoas. Somente 11% dos empresários que acessaram a plataforma definiram a gestão de pessoas em sua empresa como um diferencial, enquanto 30% disseram ter uma maneira insatisfatória de lidar com os funcionários.

Outras carências apontadas pelos empreendedores do setor de alimentação fora do lar foram a higiene (37% disseram precisar de melhorias) e o marketing (62% afirmaram que suas estratégias são insuficientes).

Os dados foram apurados a partir de mais de mil avaliações na plataforma UP, uma solução gratuita que permite que o gestor de um estabelecimento avalie nove aspectos do negócio e compare os resultados com os de outras empresas da mesma região ou do mesmo porte.

Os aspectos são atendimento, limpeza, produto, vendas e marketing, responsabilidade empresarial, facilidades, gestão econômica e financeira, gestão de pessoas e tecnologia.

“Com relação aos dados, o que entendo como mais importante são as simulações possíveis. Por exemplo, se você vê algum critério que sua empresa não está indo bem, você simula como melhorar o fator”, afirma o proprietário do bar Candreva, em Campinas, André Candreva.

- Publicidade -

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -