Com informações de Bianca Rosa/EPTV Campinas
Os atendimentos odontológicos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) têm sido o principal alvo de reclamação de moradores que buscam por alguma assistência em postos de saúde de Campinas. A procura por esse tipo de atendimento praticamente dobrou nos últimos dois anos nos centros de especialidades odontológicas da cidade. Confira os dados:
- 2021: 5.634 atendimentos
- 2022: 7.674 atendimentos (aumento de quase 10%)
- 2023: 11.563 atendimentos (de janeiro a novembro)
O aumento na demanda também exige mais estrutura e profissionais para garantir o atendimento adequado.
Porém, os pacientes reclamam de falta de profissionais, equipamentos quebrados e, principalmente, na demora em serem atendidos. Quando não há o atendimento inicial, outros problemas acabam se agravando.
Demora no atendimento
Uma reportagem realizada pela EPTV Campinas percorreu diversos centros de saúde da cidade. A partir dos registros é possível ver que as reclamações dos moradores se repetem, especialmente em relação à quantidade de senhas distribuídas para atendimento odontológico por dia.
No Jardim Fernanda, moradoras relatam que precisam passar a madrugada na fila de espera para terem a chance de serem atendidas. Segundo elas, o Centro de Saúde abre às 7h30, mas são distribuídas apenas três senhas para atendimento odontológico no dia.
“Se a gente vê que tem três pessoas a gente tem que ir embora porque não tem condições de ser atendido”, relata uma delas, identificada como Aline.
Até mesmo em casos de retorno é necessário pegar a fila de novo, já que ele não é agendado. A Ivone Rodrigues dos Santos, auxiliar de limpeza, fez um raio-X e precisou retornar ao dentista.
“Tem que pegar a senha de novo para vir aqui e poder ver o que fazer, para depois pegar senha mais uma vez. Aí sempre que precisar tem que vir cedo. Tem gente que nem vem mais porque se não chegar cedo não tem senha”, disse.
Na maioria dos centros de saúde percorridos pela reportagem, a média de senhas costuma variar entre duas a três fichas de atendimento por dia, podendo chegar a cinco senhas em alguns casos. “Hoje são 5 vagas, mas na quarta-feira foram só duas porque só tinha uma dentista”, disse o líder de estoque Renato Mota Chaves.
Como funciona
Pacientes que precisam ir ao dentista sempre tem que ir primeiro até um dos centros de saúde de Campinas. Depois, se precisar de um atendimento especializado, ele é direcionado aos centros de especialidades odontológicas.
“O Centro de Saúde é a porta de entrada de todo o nosso sistema e da rede de atendimento à Saúde. Então, todos os centros de saúde de Campinas têm as equipes de saúde bucal que fazem o acolhimento dessas pessoas e já realizam ali mesmo o atendimento básico”, explica a coordenadora de saúde bucal de Campinas, Isabella de Oliveira.
Mas, como as pessoas que dependem do SUS não têm como fugir desse atendimento inicial no Centro de Saúde, acabam enfrentando todas as dificuldades apresentadas.
A coordenadora também explica que algumas unidades usam dessa estratégia de senha para organizar a demanda, mas a orientação é para que não seja uma “cerca elétrica”, ou seja, não deve limitar o acesso da pessoa. “Mesmo que ela não tenha pego aquela senha de organização no dia, ela pode conversar com o dentista, ela vai ser acolhida e escutada por alguém no Centro de Saúde”, afirma.
Procura também cresce nos postos de saúde
O atendimento odontológico não aumentou só nos centros de especialidades. A procura por dentistas também está maior nos postos de saúde, em que mais gente para ser atendida pode significar mais tempo de espera. Veja os dados dos últimos anos:
- 2021: 128.831 atendimentos
- 2022: 141.514 atendimentos (aumento de quase 10%)
- 2023: 128.653 (de janeiro a novembro)
Agendamento pelo 160
Para auxiliar a organizar a demanda, os postos de saúde de Campinas também estão começando a receber agendamentos para atendimento odontológico pelo telefone 160 (Disque Saúde).
A coordenadora de saúde bucal explicou que, por enquanto, apenas alguns centros já estão adaptados, mas, segundo a orientação, é para que todos já estejam atendendo dessa forma até o fim desse mês.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Rodriguinho expulso? Brother ameaça agredir Davi após discussão no BBB 24