Três atletas de Campinas conquistaram o título Mundial de Taekwondo, campeonato disputado no último domingo (15) na cidade paulista de Arujá. Essa é a primeira vez que isso ocorre com três atletas campineiros, da modalidade, ao mesmo tempo.
Clara Pagotto, Matheus Iha e Ederson Almeida se apresentaram sob as orientações do técnico da Seleção Brasileira, Mestre Sérgio de Jesus Pacheco, e já asseguraram participação no Campeonato Mundial da Coreia, em 2024. Os campeões são da equipe Fighters e pertencem ao projeto social desenvolvido em parceira com a Prefeitura.
“É motivo de muita satisfação e alegria para nós, uma conquista com esta representatividade internacional”, disse o secretário de Esportes e Lazer de Campinas, Fernando Vanin.
Veja a classificação
Clara Pagotto
- Categoria juvenil até 63 quilos
- Venceu a boliviana Karen Olmos
Matheus Iha
- Categoria juvenil até 55 quilos
- Venceu o também brasileiro Nicolas Martinelli
Ederson Almeida
- Categoria master até 54 quilos
- Venceu o também brasileiro Gustavo Ilva
O treinamento de Taekwondo começou há seis anos no Centro de Treinamento de Lutas no Taquaral, com ensinamentos para iniciantes e oportunidade de treinamento a atletas de alto rendimento. O trabalho é feito sob a direção do mestre Sérgio Pacheco e do professor Alberto Iha.
“A gente vem de um projeto social e conseguir conquistar o paulista, brasileiro e agora o mundial, com três atletas, é privilégio. Estamos produzindo cidadãos, atletas e campeões, e isso não tem preço”, afirmou Pacheco.