A Polícia Militar foi acionada após um tumulto em uma casa noturna com funcionamento ilegal, em Campinas, neste final de semana. Clientes do local afirmaram que seguranças da casa chegaram a impedir a saída das pessoas, mesmo com o pagamento já efetuado. O tumulto aconteceu na madrugada do último domingo (26) em um estabelecimento no Jardim Santana.
De acordo com o relato de uma advogada, que estava no local e prefere não ser identificada, seguranças chegaram a barrar a saída de muitos clientes do local. A PM foi acionada e fez um registro de desinteligência. Em vídeo gravado por outro cliente, é possível ver duas pessoas, que seriam seguranças, bloqueando a saída das pessoas. No vídeo, ouve-se alguém falando: “Não vai sair, moça!” – veja o vídeo abaixo.
LEIA TAMBÉM
Campinas registra chuva forte com granizo e alagamentos; veja vídeo
Campinas agenda castração e microchipagem de cães e gatos em Barão Geraldo
Em nota, a Prefeitura de Campinas ainda esclareceu que o local não possui alvará para funcionamento e que já havia sido lacrado no dia 27 de janeiro. Com isso, a realização de eventos é ilegal.
“Antes, em 13 de janeiro, os fiscais já haviam constatado o funcionamento irregular do estabelecimento e notificado o proprietário a apresentar a documentação pertinente. Fiscais da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) lacraram fisicamente as duas portas de acesso ao local no dia 27 de janeiro, proibindo seu funcionamento”, informou a Administração em nota.
Agora, a fiscalização irá realizar uma nova visita, com lacração e aplicação de multa pelo rompimento do primeiro lacre no valor de R$ 21 mil.
O QUE OCORREU?
De acordo com a advogada, por volta das 4h, ela chegou ao estabelecimento para o show de MC Daniel e encontrou a casa noturna completamente cheia, com superlotação. Próximo ao término da apresentação do artista, a advogada foi para a fila de pagamento com os amigos, e teve início o tumulto.
Segundo a cliente, muitas pessoas começaram a se empurrar, porque só havia dois caixas no local. Neste momento, os seguranças teriam começado a barrar o acesso de pessoas na entrada, que era a mesma porta utilizada para a saída dos clientes.
“Fiquei sendo empurrada o tempo todo. Pessoas chorando pra sair, seguranças não tinham o controle da situação. Era muitas pessoas querendo pagar a conta pra sair e não tinha lugar para pagar. Eu estava apavorada com medo de ser pisoteada naquele lugar, não tinha espaço pra sair”, relata.
Sem conseguirem sair da casa de show, as pessoas teriam começado a gritar e chorar. “Lembrei do que aconteceu na Boate Kiss, pois o comportamento dos seguranças foi muito parecido. Eu implorei para sair, o segurança queria fechar todo mundo lá dentro, inclusive quem já tinha feito o pagamento. Os clientes empurraram muito a porta e só assim consegui sair”, relembra.
De acordo com a gerente de e-commerce, Beatriz Souza, os seguranças fecharam as portas para impedir a saída. “Depois do pagamento, já era para ser liberado para sair, só que tinham mais dois seguranças na porta que estavam impedindo a saída do pessoal. Ai começou a formar outra multidão na porta, já depois de ter pago a entrada, e o segurança fechou a porta de saída e todo mundo ficou preso lá dentro. A gente começou a entrar em desespero e o pessoal começou a empurrar”, relata.
Quando finalmente conseguiu deixar o local após uma hora de tumulto, a advogada entrou em contato com a Polícia Militar para denunciar o ocorrido. O chamado aconteceu por volta das 5h48 através do telefone 190. “Claramente sai daquele lugar em choque, passei a madrugada em choque e com medo. Foi um terror. Você não tem noção. Nunca passei por isso”, finaliza.
De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do estado de São Paulo, os policiais militares foram até o local por volta das 5h54. Como ninguém ficou ferido e não houve registro de porte ilegal de armas, a ocorrência não foi registrada na Polícia Civil.
A apuração do acidade on Campinas entrou em contato com a Guarda Municipal de Campinas, que relatou que não foi chamada para o local. A casa noturna foi procurada, assim como a assessoria do cantor MC Daniel, e esta nota será atualizada com os posicionamentos.
LEIA MAIS
Imposto de Renda: Receita Federal anuncia regras para a declaração