Os restaurantes universitários da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), conhecidos como bandejão, vão começar a abrir aos finais de semana, a partir deste sábado (6). A decisão foi anunciada pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles, nesta sexta-feira (5), e abrange os restaurantes dos campi de Campinas, Paulínia e Limeira.
O campus de Piracicaba também vai ser contemplado pela iniciativa, mas as refeições começam a ser servidas na semana que vem, nos dias 13 e 14 de abril.
Segundo a universidade, a estimativa, nesta primeira etapa do programa, é oferecer aproximadamente 2,6 mil refeições por final de semana entre café da manhã, almoço e jantar (neste caso, aos sábados).
Funcionamento do bandejão aos finais de semana
No funcionamento das unidades de bandejão aos finais de semana serão oferecidos café da manhã e almoço, no sábado e domingo. A refeição do jantar será servida apenas aos sábados.
No caso do campus de Campinas, o Restaurante da Saturnino é a única unidade que estará em funcionamento aos finais de semana.
O prefeito do campus, Juliano Finelli, explica que o plano é iniciar o programa com a oferta de 400 cafés da manhã, mil almoços e 600 jantares, “respeitando a capacidade operacional e a consulta realizada pela PGR (Pró-Reitoria de Graduação) junto aos alunos residentes da moradia estudantil”.
Já nos demais campi, a expectativa é disponibilizar, aos finais de semana, 550 refeições por dia em Limeira e cerca de 100 por dia em Piracicaba, segundo prefeito do campus de Limeira, Alcides Scaglia.
Adequação no serviço de transporte
Com a iniciativa, também foram feitas adequações nos serviços de transporte que atende a moradia estudantil e Barão Geraldo, em Campinas, por meio da Unitransp (órgão da Prefeitura Universitária), para ampliar as viagens aos finais de semana, conforme contou Finelli.
“Realizamos ainda, por meio da Unitransp [órgão da Prefeitura Universitária], adequações no serviço de transporte que atende a moradia estudantil e Barão Geraldo, ampliando as viagens aos finais de semana”, contou.
Serão 16 viagens entre as 7h e 8h30, 36 viagens entre as 11h e 14h e 18 viagens entre 17h30 e 19h, sendo que este último horário valerá apenas para os sábados.
Entenda a decisão
O reitor da Unicamp disse que a medida de ampliar o funcionamento do bandejão ocorreu após uma negociação iniciada no ano passado, a partir de uma demanda do movimento estudantil.
“Este foi um dos tópicos apontados como prioritários pelos estudantes e nós consideramos que se tratava de uma reivindicação correta”, afirmou.
Meirelles lembrou que a Unicamp conta com uma quantidade grande de estudantes de fora de Campinas. “A Unicamp tem um comprometimento com a inclusão. Portanto, ter esse serviço aos finais de semana é muito positivo para as metas que a Universidade estabeleceu e também vem ao encontro de uma reivindicação antiga dos estudantes, que se mobilizaram para isso”, completou o reitor.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Homem é preso com 68 kg de droga após ultrapassagem
Entregador de Piracicaba leva tiro depois de discutir com motorista