Três operações de fiscalização de trânsito da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) resultaram em 54 autuações em vias de três regiões de Campinas. A ação foi em conjunto com a Guarda Municipal. Ao todo foram feitas 144 abordagens.
De acordo com a Emdec, uma dessas operações aconteceu na Avenida José Roberto Magalhães Teixeira, no sentido bairro/Centro, próximo ao viaduto da Avenida das Amoreiras. Durante esta ação, 57 abordagens foram realizadas, envolvendo 45 motocicletas, dois automóveis e 10 utilitários. Nesse local, a Emdec emitiu 23 autuações para motos e uma para um carro. Cinco motos foram encaminhadas ao Pátio Municipal, enquanto duas conseguiram regularizar suas situações no local da blitz e foram liberadas.
A segunda operação ocorreu no cruzamento da Avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli (sentido Centro/bairro) com a Rua Cônego Cipião, na região do Bosque. Nesse local, a Emdec fez 35 abordagens, envolvendo 25 motos e 10 carros, resultando em 15 autuações (10 motos e cinco carros). Duas motos foram encaminhadas ao Pátio Municipal.
Na Avenida Waldemar Paschoal, a operação abordou 52 veículos, incluindo 38 motos e 14 carros. Dez motos e cinco carros receberam autuações, enquanto duas motos foram recolhidas ao Pátio Municipal. Sete motos regularizaram suas situações no local e foram liberadas.
Ações na semana toda
Além dessas três operações, ocorreram mais quatro blitze entre segunda-feira e quinta-feira dessa semana. No total, foram aplicadas 142 autuações, sendo 43 a motocicletas e 31 a automóveis e utilitários, permitindo a possibilidade de múltiplas autuações por veículo. Dezessete motocicletas e três automóveis e utilitários foram removidos ao Pátio Municipal. Segundo a Emdec, 16 motociclistas regularizaram suas situações no local.
No geral, as operações da semana envolveram 189 veículos, incluindo 120 motocicletas e 69 automóveis e utilitários.
A Emdec informou que, nas sete operações realizadas, 102 motociclistas e garupas que estavam com a viseira levantada receberam orientações sobre a importância do uso correto dos equipamentos de segurança obrigatórios.
Desde janeiro deste ano até o momento, ocorreram 127 operações de fiscalização em conjunto com a Polícia Militar (PM) ou a Guarda Municipal (GM).
Ainda de acordo com a empresa, essas operações de fiscalização têm o objetivo de reforçar a segurança dos condutores por meio da dissuasão de comportamentos de risco, bem como identificar infrações ao Código de Trânsito Brasileiro, como placas encobertas ou adulteradas, pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneus desgastados e de capacete com a viseira aberta. A parceria com a Guarda Municipal permite abordagens sob o aspecto criminal.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294