O cadastro de intenção de vagas para crianças de 0 a 5 anos ingressarem na Educação Infantil 2023 termina nesta quinta-feira (20), em Campinas. Segundo levantamento da secretaria municipal de Educação, até o final da tarde de ontem (19) foram recebidas 6.282 inscrições. O total representa uma queda de 17,03% em relação às inscrições realizadas no ano passado, quando foram feitos 7.572 cadastros.
De acordo com a pasta, 2.505 inscrições são de crianças com idade entre um ano e sete meses até três anos. Em seguida, 2.181 inscrições de crianças de até um ano e seis. O menor número de cadastros foi realizado para crianças com idades entre 3 e 5 anos, com 1.596 cadastros (veja como realizar o cadastro abaixo).
“A pretensão da Secretaria de Educação é atender todas as crianças cadastradas. A partir de agora, as escolas entram em planejamento para ter a exatidão da demanda que será possível atender em 2023”, explicou o secretário de Educação, José Tadeu Jorge.
Na abertura do cadastro, a secretaria informou que a fila por vaga em creche em Campinas era de 5 mil crianças. Segundo a pasta, há a intenção de construir 20 escolas nos próximos dois anos. São 14 creches e seis unidades de Ensino Fundamental. Com isso, o número de vagas na Educação Infantil será ampliado em mais de cinco mil vagas.
LEIA TAMBÉM
Campinas tem 340 vagas para renovar CNH em mutirão no sábado; veja como fazer
Campinas tem setembro com maior número de mortes no trânsito desde 2015
VEJA COMO CADASTRAR
Os pais ou responsáveis podem fazer o cadastro pelo site precadastroinfantil.campinas.sp.gov.br. Outra opção é procurar presencialmente uma escola de Educação Infantil da rede municipal. A inscrição é uma etapa obrigatória antes da efetivação da matrícula.
Apesar de não garantir a vaga, o cadastro permite que a criança receba uma classificação em uma das 163 escolas municipais de Educação Infantil ou das 43 entidades colaboradoras. As vagas serão preenchidas de acordo com a disponibilidade e mediante a essa classificação, que obedece a critérios como inserção em programas sociais e situação de vulnerabilidade.
Para fazer o cadastro são necessários os seguintes documentos:
- certidão de nascimento da criança
- documento com foto do responsável
- comprovante de endereço (preferencialmente a conta de água)
- Cartão do NIS (para beneficiários do programa Bolsa Família)
O cadastro é realizado anualmente. As crianças que completarem quatro anos até março de 2023 são obrigadas, por lei, a cursar a pré-escola. Atualmente há 44,1 mil crianças matriculadas na Educação Infantil, entre unidades próprias e entidades colaboradoras.
LEIA MAIS
Vacina contra câncer pode estar disponível até 2030; entenda