Em Campinas, 30.616 famílias podem perder a inscrição em programas sociais por conta das informações desatualizadas no CadÚnico (Cadastro Único). O número representa 30,15% do total de 101.545 cadastros da cidade.
O CadÚnico atende a famílias que ganham até três salários mínimos, dá direito, por exemplo, ao recebimento do Auxilio Brasil, do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e da Tarifa Social, além de outros programas.
PREOCUPAÇÃO E BUSCA ATIVA
A desatualização de parte considerável dos cadastrados fez a Prefeitura de Campinas iniciar uma busca ativa por meio de mensagem de celular para comunicar as famílias sobre a necessidade de atualizar os dados das famílias.
Segundo a assessora da pasta de Assistência Social, Clébia Oliveira, explica que os benefícios podem ser perdidos se os dados ficarem desatualizados por dois anos.
“O Ministério da Cidadania informa que a partir de 24 meses sem atualização do cadastro único, já há o risco de perda do benefício social”, detalha ela.
AJUDA E ESFORÇO
Em meio ao panorama de desinformação e falta de acesso, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade, algumas iniciativas buscam auxiliar e facilitar a atualização por parte dos moradores.
A presidente da Cufa (Central Única das Favelas) de Campinas, Michelle Eugênio, cobra o Poder Público. “Esse tipo de informação tem que chegar para estas famílias. É de extrema importância para que facilite um pouco o dia a dia”, diz.
COMO ATUALIZAR?
Para saber se o cadastro está atualizado, basta que o interessado acesse a lista feita pela Prefeitura de Campinas.
Se houver necessidade de renovação, basta que o responsável pela família agende o atendimento por meio do telefone 156. Há também as opções de WhatsApp:
– CadÚnico WhatsApp Região Norte: (19) 9-9392-4913
– CadÚnico WhatsApp Região Sul: (19) 9-9443-8253
– CadÚnico WhatsApp Região Sudoeste: (19) 9-9493-1419
– CadÚnico WhatsApp Região Noroeste: (19) 9-9548-1412
– CadÚnico WhatsApp Região Leste: (19) 9-9476-4677