- Publicidade -
CotidianoNúmero de mortes no trânsito em Campinas é o maior da série histórica

Número de mortes no trânsito em Campinas é o maior da série histórica

Campinas registrou 53 mortes no trânsito nos quatro primeiros meses de 2024 – o maior em 15 anos; veja detalhes na matéria

- Publicidade -

Campinas registrou 53 mortes no trânsito em 2024. O dado já é o maior número relativo aos quatro primeiros meses de um ano desde 2015 – início da série histórica. Os números são contabilizados pelo Infosiga-SP (Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo). No mês de abril, foram 20 mortes, uma alta de 150% se comparado ao mesmo mês de 2023.

Em quais locais foram as mortes no trânsito?

Ainda de acordo com dados do sistema, 11 das mortes de abril foram em estradas, oito em vias urbanas e uma última, sem a informação do local.

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) informou que, embora que sua atuação seja focada na área urbana, há ações em parceria com as concessionárias para prevenir mortes no trânsito também nas rodovias.

“Durante o Movimento Maio Amarelo, lançado no início do mês, diversas atividades integradas estão sendo realizadas, incluindo blitze educativas para pedestres, motociclistas e condutores, peça teatral lúdica voltada ao público infantil e ações com óculos simuladores de embriaguez”, informou por meio de nota. Ainda segundo a nota da Emdec, mais uma edição da campanha de segurança viária “Desacelera” será lançada em junho. Essa campanha “alerta para as consequências do excesso de velocidade”.

Quanto à estratégia específica de redução de mortes, destacou que nesta segunda-feira (20) foi formalizado o Observatório Municipal de Trânsito de Campinas. A formalização foi feita via decreto.

“O decreto prevê a indicação de representantes de todas as concessionárias (AB Colinas, CCR AutoBAn, Rodovias do Tietê, Rota das Bandeiras e Renovias). O Observatório tem como objetivo monitorar as políticas públicas de segurança viária para a redução das mortes e lesões no trânsito de Campinas, inclusive as ações do Plano de Segurança Viária de Campinas (PSV)”, pontuou.

No total, entre vaias urbanas e estradas, foram 161 mortes no ano passo, uma alta de 7,3% em relação a 2022.

- Publicidade -

Em fevereiro, a Prefeitura lançou um plano de segurança viária que tem como objetivo diminuir evitar 913 mortes de trânsito até 2032.

Nos últimos dez anos, foram 1.522 óbitos desse tipo em Campinas, segundo a Emdec.

Com informações da EPTV

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
PF e Gaeco fazem operação contra o ‘novo cangaço’ com ações em Piracicaba

Batida entre caminhão e caminhonete deixa dois feridos

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -