Além de receber a instalação de uma cobertura com sombrinhas em trechos das seis quadras do calçadão, a Rua 13 de Maio, no Centro de Campinas, vai voltar a ter cabos de energia suspensos e ganhará uma nova iluminação até o Natal.
Os detalhes do projeto que integra o Prac (Plano de Requalificação da Região Central de Campinas) foram passados aos comerciantes da região central como solução aos problemas de furtos e interrupções de energia às lojas e estabelecimentos.
A fiação subterrânea atual será desativada, segundo a secretaria de Planejamento e Urbanismo. Questionada pelo acidade on Campinas, a pasta também negou a possibilidade de obras de escavação e de quebra do pavimento.
“Informamos também que não haverá quebras no pavimento e que uma iluminação de reforço está prevista na estrutura que será implantada pela Construtora Patriani”, disse um trecho do comunicado (veja abaixo a íntegra).
A ideia do município é que todo o projeto seja concluído antes do Natal, já que a época é uma das mais esperadas pelo comércio e a expectativa é de grande movimentação de consumidores pelo calçadão e em todo o Centro de Campinas.
LEIA MAIS
Unicamp, em Campinas, tem aumento de 91% no total de cotistas
Covid: veja quem pode tomar a 4ª dose em Campinas e como está a vacinação
Acidente com treminhão tombado deixa motociclista ferida em Americana
MAIS DETALHES
Anunciada para oferecer áreas de sombra aos frequentadores e melhorar a paisagem, a cobertura de sombrinhas será acompanhada por outras melhorias ao longo dos 800 metros de calçadão: bancos, lixeiras e nova iluminação.
Em conversa com a reportagem, a secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, confirmou que a construção e as instalações não terão qualquer custo para o município e que a segurança deve ser reforçada no local.
“Os comerciantes temem que os bancos sejam usados por pessoas em situação de rua, mas é parte do plano isso não acontecer. A secretaria de Segurança se comprometeu a intensificar as rondas para evitar vandalismo também”, disse.
Ainda segundo Baracat, os bancos “geram conforto, porque serão locais de descanso e de convívio”. Os equipamentos, que terão furos para evitar acúmulo de água, serão instalados a 1,5 metro das lojas para não afetar o fluxo.
Já as lixeiras de concreto serão instaladas perto da iluminação e dos bancos. A intenção é dar aos frequentadores do calçadão a possibilidade de descartar o lixo em compartimentos adequados e que não sejam alvos fáceis de vândalos.
E AS SOMBRINHAS?
Previstos para serem feitos em etapas, os trechos cobertos por sombrinhas devem começar a ser erguidos a partir do final de setembro, já que o prazo para a entrega dos materiais é de até 60 dias, segundo a secretária de Planejamento.
“Os guarda-chuvas já foram pedidos e as estruturas metálicas demoram de 30 a 60 dias para chegar. A ideia é que seja feito do final de setembro até novembro. Em breve, a Prefeitura vai anunciar o início das obras”, disse Carolina Baracat.
Chumbadas dentro do piso do calçadão da Rua 13 de Maio, conforme a secretária, as estruturas que vão permitir a amarração dos 950 guarda-chuvas são montadas no nível mais baixo e depois são erguidas a 5,5 metros do chão.
CHAMAMENTO PÚBLICO
A construtora ficará responsável pela instalação e pela manutenção das estruturas por 12 meses. A escolha foi feita através de chamamento público.
O processo público foi realizado pela Prefeitura no início de julho e integra as iniciativas do Plano de Requalificação da Região Central de Campinas.
“A finalidade é modernizar o mobiliário urbano e proporcionar um ambiente mais acolhedor e confortável para quem frequenta a região”, alega a Prefeitura.
NOTA DA SECRETARIA
A Secretaria de Planejamento e Urbanismo informa que a fiação de distribuição da iluminação pública subterrânea na Rua 13 de Maio será desativada/anulada com a finalidade de nova rede aérea no intuito de evitar furtos e as decorrentes interrupções de fornecimento de energia aos estabelecimentos comerciais, o que vem prejudicando o funcionamento. Informamos também que não haverá quebras no pavimento e que uma iluminação de reforço está prevista na estrutura que será implantada pela Construtora Patriani.
LEIA TAMBÉM
Aniversário de Marília Mendonça: Da infância humilde até o topo da música sertaneja