- Publicidade -
Cotidiano'Calorão' continua no Inverno? Veja quando começa o frio intenso no Interior de SP

‘Calorão’ continua no Inverno? Veja quando começa o frio intenso no Interior de SP

Nova estação começou oficialmente às 17h51 desta quarta-feira (20); confira se as temperaturas vão continuar acima da média

- Publicidade -
- Publicidade -

O Inverno começou oficialmente nesta quinta-feira (20), com o tempo já marcado pelas temperaturas acima da média deixadas pelo Outono. Essa característica deve permanecer ao longo da estação, em que algumas áreas do Interior de São Paulo estão entre as principais afetadas, segundo previsão do Climatempo.  

O fenômeno La Niña, que é caracterizado pelo resfriamento acima do normal da porção central e Leste do oceano Pacífico Equatorial, deve se desenvolver em meados de julho e de agosto. Porém, os seus efeitos serão mais notáveis na Primavera e no Verão de 2024. 

(Foto: Climatempo)

Quando começa o frio intenso no Inverno no Interior de SP? 

Apesar da expectativa de mais episódios de passagem de ar polar pelo país do que no ano passado, o Climatempo destaca que o Inverno terá menos frio do que o normal até na Região Sul. As regiões Centro-Oeste e Oeste de São Paulo devem ser mais atingidas por temperaturas acima da média, enquanto as demais áreas do estado terão temperaturas um pouco acima da média. 

As quedas mais bruscas de temperatura no Sudeste e, consequentemente, no estado de São Paulo devem ocorrer no fim do Inverno, e em agosto e em setembro, quando a frequência de passagem de massas de ar frio será maior. Mesmo com mais períodos quentes do que frios, há maior potencial para geada até em áreas de SP comparado a 2023, principalmente entre a segunda quinzena de julho e início de setembro

Por outro lado, ondas de calor também são bem prováveis no fim da estação. Agosto e setembro tendem a ter temperaturas acima a muito acima da média, o que indica a possibilidade alta de novas ondas de calor nestes meses pelo país, ainda de acordo com o Climatempo.  

O serviço de meteorologia destaca que um fator importante que vai contribuir para deixar o Inverno de 2024 menos frio do que poderia ser é que o Oceano Atlântico, na costa entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro, tende a se aquecer no decorrer da estação. Além disso, o Atlântico Tropical segue com temperatura acima do normal.  

E as chuvas? 

O tempo seco predomina, mas alguns eventos de chuva intensa podem ocorrer no Litoral do Sudeste entre agosto e setembro, de acordo com o Climatempo.  

- Publicidade -

O Inverno de 2024 deve ter menos chuva do que o normal no estado de São Paulo. Porém, o tempo seco já é uma característica da estação em SP, que normalmente é uma época de pouquíssima chuva.    

Alerta para a baixa umidade 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) segue publicando alertas de perigo potencial para baixa umidade no Interior paulista. O próximo vale das 12h às 19h desta sexta-feira (21).   

Veja as orientações para moradores dos municípios afetados:    

  • Beba bastante líquido    
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas    
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia    
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba tem início de Inverno com sol e temperaturas acima dos 30°C

Agente de trânsito é agredido por aplicar multas

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -