A Câmara de Vereadores de Amparo aprovou o projeto de lei que visa a contratação de uma operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 50 milhões durante uma votação realizada na última segunda-feira (13). De acordo com a administração municipal, a proposta foi aprovada por 10 votos a favor e 2 votos contra.
Em sua página oficial, o prefeito Carlos Alberto Martins (MDB) comemorou o resultado da votação. “É uma corrida contra o tempo: vamos comprar a Usina de Asfalto própria e recapear as ruas – levar dignidade aos moradores que estão na poeira em diversos bairros com ruas de terra. Esse financiamento vai garantir água nas torneiras das casas com a reserva hídrica “in natura” (açude) e vários reservatórios de água tratada. Agradeço imensamente todos os 10 vereadores que aprovaram a Lei. Vamos juntos construir o futuro !!!”, diz trecho da publicação.
Segundo a prefeitura, o financiamento será realizado por meio do Programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), destinado a investimentos em infraestrutura urbana e rural
De acordo com a administração municipal, os primeiros projetos a serem realizados são a implantação da Usina de Asfalto, a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) 5 e a revitalização completa da feira do produtor, que corre risco de desabamento caso não seja realizada uma intervenção nos próximos meses, segundo a pasta.
Além disso, o chamado programa “Amparo Mais” prevê projetos de pavimentação e saneamento básico no município, que são considerados mais urgentes e prioritários para a administração.
“Pretende-se realizar a aquisição de equipamentos para a instalação de uma usina de asfalto em nossa cidade, reduzindo custos e, consequentemente, possibilitando realizar mais investimentos no setor. Além disso, obras como a recuperação da Feira do Produtor, a construção de uma ponte ligando o Panorama Tropical à SP-95, pavimentação de estradas rurais, construção do Parque Municipal do Peraltas e do Parque Municipal do Marchiori, a finalização do Parque Linear entre o Silvestre e o São Dimas, entre inúmeras outras intervenções de infraestrutura integram o projeto Amparo Mais”, relata trecho do documento aprovado na Câmara.
O projeto de lei ainda salienta que nem todas as obras serão realizadas por meio do financiamento. De acordo com o documento, o município ainda está tentando obter recursos estaduais e federais para obras de infraestrutura.
“Vale ressaltar que de forma concomitante ao FINISA, estamos trabalhando incansavelmente para obter recursos estaduais e federais para obras de infraestrutura, porém, a defasagem de investimentos é tamanha em Amparo, que torna-se fundamental um aporte financeiro maior do que as possibilidades de formalização de convênios com outros entes”, finaliza a proposta.