A Câmara de Campinas interditou a área de estacionamento de visitantes, em frente ao prédio do Legislativo, após uma árvore de grande porte inclinar sobre a grade, na Avenida da Saudade, e causar risco de queda. A interdição foi anunciada nesta quinta-feira (26). No dia 19, uma árvore já caiu no local.
Nesta semana, uma queda de árvore matou uma criança de 7 anos na Lagoa do Taquaral. Em dezembro, um motorista também foi morto por queda de árvore na cidade – leia mais abaixo.
Segundo a Câmara, a área ficará interditada até que seja feita uma nova vistoria por parte do Departamento de Parques e Jardins, da Prefeitura de Campinas. De acordo com o Legislativo, no último dia 19, uma árvore frondosa que ficava dentro da Câmara Municipal caiu sobre a grade do Legislativo e a calçada da Avenida da Saudade, ficando também sobre a faixa de pedestres do local.
Apesar de a árvore ser aparentemente saudável e ter sido derrubada pela força do vento e da chuva, o presidente da Casa, vereador Luiz Rossini (PV), solicitou aos Departamento de Parques e Jardins – em caráter emergencial – uma avaliação das demais árvores de grande porte que ficam tanto dentro quanto no entorno do prédio do Legislativo.
LEIA TAMBÉM
Campinas deve fechar parques quando chuvas acumularem 80 mm em três dias
Campinas solicita análise de cerca de 2 mil eucaliptos na Lagoa do Taquaral após morte de criança
CHUVAS E QUEDAS DE ÁRVORES
As chuvas que atingiram Campinas em janeiro deste ano, e também no final de dezembro, causaram duas mortes na cidade. Nesta semana, Isabela Tibúrcio Fermino, de 7 anos, morreu após a queda de uma árvore na Lagoa do Taquaral. Ela foi atingida pela árvore enquanto comemorava a festa de aniversário de uma prima, junto com a família em um piquenique, no Parque Portugal, em Campinas.
A criança não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Segundo os bombeiros, pessoas correram tentando fugir da queda, mas a árvore caiu sobre a perna da menina, que teve choque hipovolêmico, quando se perde muito sangue.
Outras duas pessoas também foram atingidas, entre elas uma mulher de 27 anos que caminhava pelo local. Ela foi socorrida em estado grave e encaminhada para o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Segundo a Prefeitura de Campinas, a vítima passou por cirurgia. A outra vítima seria uma prima da criança que morreu no local. Ela teve ferimentos leves e foi encaminhada para a Casa de Saúde.
Já no final do ano passado, uma árvore gigante do Bosque dos Jequitibás caiu sobre um carro que passava pela Rua General Marcondes Salgado, matando um homem de 36 anos que passava pelo local. Ele estava em um veículo da empresa, e o corpo ficou preso em baixo da figueira, de 35 metros. O técnico em eletrônica, Guilherme da Silva, de 36 anos, deixou dois filhos, de 5 e 7 anos.
LEIA MAIS
Vacinas: Saiba os motivos que afetam a cobertura vacinal no Brasil