Você sabia que a história de Campinas está relacionada ao bairro Cambuí? Ele é um dos mais antigos e tradicionais bairros do município. Levantamentos históricos feitos por especialistas revelam que, nas proximidades da Rua Major Solon, na Praça 15 de Novembro, formou-se os primeiros núcleos urbanos da cidade. Campinas completa 249 anos nesta sexta-feira (14), confira aqui a programação de eventos na cidade.
De acordo com o historiador Gilberto Gatti, esse bairro, hoje considerado nobre e influente na cidade, já foi uma região periférica. O pesquisador explicou que o bairro era uma região boêmia. Durante boa parte do século XIX, a região serviu de moradia para a população marginalizada de Campinas como ex-escravos e prostitutas, que viviam em cortiços e espaços desvalorizados. Até 1.900, antes da expansão dos loteamentos urbanos, o local tinha destaque apenas pelas opções de lazer, como o antigo Largo de Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM
Você sabia que Campinas é a 4ª cidade mais cara para se viver no Brasil?
Você sabia que quase metade de Campinas é área rural? São 3 mil propriedades
Segundo Gatti, o nome “Cambuí” faz referência ao nome “cambuís”, que são arbustos nativos da região e têm como característica as suas flores. Na época, pequenos comércios como depósitos e serviços gerais surgiram.
A realidade periférica do bairro mais antigo de Campinas mudou com a expansão da influência das estradas de ferro da Companhia Paulista e da Mogiana, em meados da década de 1870. Já a verticalização aconteceu a partir de 1.950. Hoje, o bairro é conhecido pelos prédios muitos de alto padrão, principais bares e restaurantes, vida noturna, lojas, clubes e áreas e lazer como o Centro de Convivência Cultural, sendo um dos locais mais ricos de Campinas.
Além disso, o Cambuí possui uma das mais altas rendas per capita da cidade. O bairro está localizado a cerca de 2,5 km do Centro e a 3 km da Lagoa do Taquaral. É considerado um dos bairros mais tradicionais e com melhor infraestrutura de Campinas, contendo nele a região com o metro quadrado mais caro do interior de São Paulo, no entorno da Via Norte Sul.
De acordo com um levantamento da consultoria imobiliária Geoimovel, o preço médio do metro quadrado na cidade é de R$ 6.746, já no Cambuí o valor gira em torno de R$ 9 mil. As ruas do bairro, como, por exemplo, a Avenida Júlio de Mesquita, são mais arborizadas do que as de outros bairros de Campinas.
CURIOSIDADE
O desenhista brasileiro Maurício de Souza revelou em uma entrevista no ano de 2017 que o fictício bairro do Limoeiro, onde acontecem as histórias da Turma da Mônica, foi inspirado no bairro do Cambuí, bairro no qual o desenhista morou durante alguns anos.
LEIA MAIS