A Prefeitura de Campinas abre entre esta terça (14) e quarta-feira (15) 800 vagas para a castração gratuita de cães e gatos de tutores que moram na região de abrangência do bairro Amarais (veja a lista de locais abaixo).
De acordo com o diretor do Dpbea (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), Vagner Bellini, a castração é muito importante para a saúde dos animais, garantindo melhor qualidade de vida e também longevidade.
“Além disso, a castração evita fugas, agressividade, marcação de território, tumores, infecções, ninhadas indesejadas e, por consequência, o abandono de filhotes”, explica o responsável pelo trabalho em Campinas.
LEIA TAMBÉM
Falta de água: 16 bairros de Campinas terão interrupção nesta terça
Campinas começa a semana com 344 vagas de emprego no Cpat
COMO AGENDAR?
O agendamento poderá ser feito das 9h às 16h, no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Estação Cidadania – Cultura Thaís Fernanda Ribeiro, localizado na Rua Demerval da S. Pereira, s/nº, no bairro Vila Esperança, na região Norte.
Para realizar o agendamento, é preciso que o morador seja maior de 18 anos. Além disso, ele deve levar comprovante de endereço com o nome do solicitante e documentos pessoais. A castração vai atender tutores dose seguintes bairros:
– Jardim Vila Esperança
– Jardim São Marcos
– Jardim Santa Mônica
– CDHU
– Jardim Campineiro
– Jardim Mirassol
– Amarais
ONDE E QUANDO?
De acordo com o município, as castrações serão realizadas nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho no Castramóvel, ônibus adaptado que realiza os procedimentos cirúrgicos e que percorre os bairros do município.
A AÇÃO
As castrações devem ocorrer em outras regiões da cidade durante o ano. Em janeiro deste ano, a Prefeitura realizou mais de 3 mil cirurgias para castração de cães e gatos.
O Dpbea é um órgão da secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
COBRA CAPTURADA
Segundo a Guarda Ambiental, pessoas que passavam pelo local viram o animal na calçada e acionaram a corporação.
De acordo com o subinspetor da Guarda Municipal, a cobra estava próxima a defensa do Córrego Invernada, próximo a um restaurante, e foi capturada utilizando técnicas seguras, para garantir tanto a segurança dos agentes quanto a integridade e tranquilidade do animal.
“Só temos a agradecer as pessoas que acionaram o 153 da Guarda Civil Municipal, pois algumas pessoas, por se tratar de cobra, as vezes preferem atacar e matar o animal achando que ela poderia atacar. E neste caso, ao chamar a corporação, salvamos a sua vida e o devolvemos ao seu habitat natural com toda segurança”, disse o subinspetor Goulart.
Como a Guarda Ambiental tinha uma apresentação para o Grupo de Escoteiros de Valinhos na tarde deste sábado, a cobra foi levada para o evento para mostrar os treinamentos de capacitação que a corporação recebe para lidar com animais silvestres com segurança.