Campinas abriu nesta quinta-feira (1º), o cadastro para intenção de vagas na Educação Infantil em 2023. Segundo a secretaria de Educação, apesar de não ser uma garantia de vaga, o cadastro permite que a criança receba uma classificação em uma das 163 escolas municipais de Educação Infantil ou nas 43 entidades colaboradoras. Segundo a Educação, atualmente 5 mil crianças de 0 a 3 anos esperam vagas em creches de Campinas.
O cadastro também é necessário para os alunos que vão pedir a transferência para uma creche da rede municipal. As inscrições terminam no dia 20 de outubro. Por lei, todas as crianças que completarem quatro anos até março do próximo ano são obrigadas a estarem matriculadas na pré-escola. Atualmente, a secretaria de Educação de Campinas atende 47, 9 mil crianças com idade de 0 a 5 anos.
LEIA MAIS
Fies: estudantes podem renegociar dívidas a partir de hoje; desconto chega a 99%
Campinas tem 122,1 mil veículos que devem ser licenciados em setembro; veja como fazer
COMO FAZER
Os pais ou responsáveis por crianças menores de seis anos podem fazer o cadastro de duas formas: online, por meio do endereço eletrônico ou, presencialmente, em uma escola de Educação Infantil municipal ou escola colaboradora conveniada a secretaria. O cadastro é uma etapa obrigatória antes da efetivação da matrícula.
Para fazer o cadastro são necessários os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento da criança (original)
- Documento com foto do responsável legal
- Comprovante de endereço (preferencialmente a conta de água)
- Cartão do NIS para os que são beneficiários do programa Bolsa Família
A lista com os nomes das escolas de Educação Infantil municipal ou das unidades colaboradoras pode ser consultada por meio do site. Nele, os pais ou responsáveis podem fazer a pesquisa das escolas por bairros, endereços e também encontrar o telefone e e-mail de cada uma delas.
COMO FUNCIONA
Apesar de não ser uma garantia de vaga, o cadastro permite que a criança receba uma classificação em uma das 163 escolas municipais de Educação Infantil ou nas 43 entidades colaboradoras. Segundo a Educação, as vagas serão preenchidas de acordo com a disponibilidade e considerando a classificação dos interessados. Ela obedece a critérios como: inserção no Programa Bolsa Família, situação de vulnerabilidade, entre outros. Os alunos que já estão matriculados em uma escola da rede municipal não precisam fazer o cadastro, pois a rematrícula é automática.