Campinas amanheceu nesta terça-feira (10) com uma densa camada de fumaça. Apesar de quase não haver nuvens no céu, os residentes estão impossibilitados de ver o céu azul. A causa disso é a fumaça das queimadas que tem obscurecido o céu e deixado o sol com uma coloração avermelhada desde ontem.
Na região, um incêndio de grandes proporções seguiu pela madrugada na área do Pico das Cabras, em Joaquim Egídio, próximo ao limite com a cidade de Morungaba. Desde a noite de ontem, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão empenhados em controlar os focos de incêndio. A principal preocupação é que as chamas possam atingir o Observatório Municipal Jean Nicolini.
Recorde de focos de fogo em 14 anos
Levantamento do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revelou ontem que, de 1º de janeiro a 7 de setembro deste ano, foram registrados 156.023 focos de fogo no Brasil. Esse número é o mais alto registrado para este período nos últimos 14 anos, superando o recorde de 163.408 focos detectados em 2010.
A densa fumaça persistirá até que as chuvas se tornem regulares e frequentes. No entanto, não há previsão de chuva para a região no curto prazo. Além da ausência de precipitações, o calor intenso, que ultrapassa os 30°C em muitas áreas do interior, mantém o risco de incêndios extremamente alto.
Como fica o tempo hoje?
Hoje, o dia será de céu claro e muito sol, com temperaturas podendo alcançar até 34°C à tarde em Campinas. A umidade relativa do ar estará extremamente baixa, variando entre 15% e 25% durante a tarde.
Não há previsão de mudanças bruscas no tempo para os próximos dias.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
VÍDEO: Incêndio atinge depósito de recicláveis em Piracicaba