O prefeito de Campinas, Dário Daadi (Republicanos), autorizou nesta segunda-feira (30) o início das obras de dezesseis creches na cidade. Segundo a Administração, as novas unidades devem acabar com a falta de vagas no município a partir do ano que vem.
O programa chamado “Espaço do Amanhã” deve custar R$ 144 milhões, e a escolha dos bairros que vão receber essas novas creches foi feita depois de um estudo que levou em conta as regiões com maior número de crianças na lista de espera por uma vaga.
LEIA TAMBÉM
Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas até sexta-feira, em Campinas
Segundo a Prefeitura, as licitações e os contratos com as construtoras já foram homologados e as obras começam nas próximas semanas. A expectativa é de que as escolas comecem a funcionar no primeiro semestre do próximo ano. Com as novas unidades educacionais, o número de vagas na Educação Infantil municipal será ampliado em 4,8 mil vagas. Cada escola deve receber em média 300 alunos.
“Então, nós verificamos quais eram os pontos que concentravam da melhor maneira possível essa demanda. Fomos verificar, em seguida, onde estavam os terrenos que a Prefeitura já possui por desapropriação ou por já ser área pública e compatibilizamos essas duas coisas. O georeferenciamento da localização das crianças com as áreas públicas. O resultado disso é essas 16 creches que vão ser construídas, gerando aproximadamente 4,8 mil crianças. Com isso, nós conseguimos oferecer um número de vagas que, teoricamente, supera o déficit que nós temos hoje”, explica o secretário da Educação, José Tadeu Jorge.
A previsão é que as obras tenham duração de cerca de um ano. Portanto, as creches devem começar a receber alunos só em 2024. As creches vão ser construídas nos seguintes bairros:
- Jardim do Lago Dois
- Residencial Cosmos
- Dic I
- Parque Itajaí
- Jardim Santa Rosa
- Residencial Campo Florido
- São Luis
- Dic IV
- Vila Olímpia
- Ouro Verde
- Parque São Bento
- Parque dos Pomares
- Jardim Paraíso de Viracopos
- Jardim Fernanda
- Bosque das Palmeiras
Atualmente 4.500 crianças, com idade entre 0 a 3 anos, aguardam por uma vaga na rede municipal de ensino. A Rede Municipal de Ensino tem 208 unidades, sendo 163 de Educação Infantil, 44 entidades colaboradoras de Educação Infantil e 45 escolas de Ensino Fundamental. Ao todo são 61,9 mil alunos matriculados. As aulas na rede municipal de ensino começam no dia 6 de fevereiro.
LEIA MAIS
Sisu, Prouni e Fies: Veja os cronogramas e saiba como se inscrever