A Prefeitura de Campinas anunciou nesta sexta-feira (3) que irá reabrir nove parques e bosques da cidade a partir deste sábado (4) – veja lista abaixo. As áreas de lazer estavam fechadas desde que uma árvore caiu na Lagoa do Taquaral e matou uma criança de 7 anos de idade no dia 24 de janeiro. Em dezembro de 2022, uma árvore também caiu no entorno do Bosque dos Jequitibás e matou um motorista que passava pelo local.
Segundo a Prefeitura, ambos os parques que registraram queda de árvores seguida de morte permanecerão fechados e só serão reabertos parques que não oferecem risco aos frequentadores – veja a lista completa abaixo.
LEIA TAMBÉM
Mulher ferida em queda de árvore no Taquaral, em Campinas, tem alta após 10 dias internada
Dupla é presa após bater carro em muro durante perseguição policial, em Campinas
“Serão reabertos os parques que, após vistoria, não oferecem riscos aos usuários e pelas características de vegetação que possuem. Os demais parques continuam fechados e sob avaliação”, explica o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
Vale lembrar que a Defesa Civil estadual de Campinas emitiu nesta sexta-feira (3) alerta para chuvas fortes até a próxima terça-feira, dia 7 de fevereiro. Além disso, Campinas está em Estado de Atenção por conta do excesso de chuvas nos últimos dias. O índice pluviométrico (que mede chuvas acumuladas) nas últimas 72 horas chegou em 148,2 milímetros na tarde desta sexta-feira, 3 de fevereiro.
PARQUES QUE REABREM NESTE SÁBADO:
- Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo), Parque Jambeiro
- Parque Ecológico Benevenutto Tilli, Jardim São domingos
- Praça da Juventude Alesssandro Monare, no DIC 5
- Parque Linear do Capivari, no Jardim Capivari
- Bosque Ferdinando Tilli, Parque Valença
- Bosque dos Cambarás, DIC 5
- Parque Dom Bosco, Vida Nova
- Bosque da Mata, Parque São Jorge
- Bosque Santa Bárbara, Parque Santa Bárbara
PARQUES E BOSQUES QUE PERMANECEM FECHADOS:
- Bosque dos Jequitibás, Bosque
- Lago do Café – Parque Taquaral
- Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, Vila Brandina
- Parque dos Guarantãs, Jardim Nova Europa
- Bosque Ythzak Rabin, Jardim Madalena
- Bosque Chico Mendes, Parque São Quirino
- Bosque São José (Praça Francisco Vivaldi), Vila Lemos
- Bosque Augusto Ruschi. DIC1
- Bosque dos Italianos (Praça Samuel Wainer), Guanabara
- Bosque dos Alemães (Praça João Lech Júnior), Guanabara
- Parques das Águas, Parque Jambeiro
- Parque Luciano Valle, Vila União
- Pedreira do Chapadão (Praça Ulysses Guimarães), Jardim Chapadão
- Bosque dos Artistas, Swift
- Parque Hermógenes Leitão de Freitas Filho, Barão Geraldo
Os endereços e horários dos parques podem ser consultados no portal da Prefeitura por este link, na aba Parques e Bosques Municipais.
PODA DE ÁRVORES
Dez dias após a queda do eucalipto que matou uma menina de 7 anos e feriu uma jovem de 27, as árvores da Lagoa do Taquaral, em Campinas, foram podadas e cortadas pelas equipes do DPJ (Departamento de Parques e Jardins). Na manhã desta sexta-feira (3), imagens feitas perto do local onde o acidente aconteceu mostram inúmeros galhos e troncos caídos.
O trabalho começou nos últimos dias e contou com a participação da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), que interditou alguns trechos das duas pistas da Avenida Heitor Penteado na manhã desta sexta para facilitar as ações de limpeza nas áreas próximas ao alambrado do parque.
A Lagoa do Taquaral, inclusive, está fechada para visitação desde o dia da queda do eucalipto e passou por diversas análises e levantamentos especializados, assim como outros espaços e parques públicos arborizados do município.
Questionada pelo acidade on Campinas sobre a medida, a secretaria de Serviços Públicos diz que a poda dos eucaliptos é preventiva e “segue a orientação do IB (Instituto Biológico) e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)”. A pasta reforça que uma empresa especialista em arborismo acompanha o trabalho.
“Além disso, a Prefeitura aguarda retorno sobre o ofício enviado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística para solicitar ao IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais) uma análise do fragmento florestal, de cerca de 2 mil eucaliptos, na Lagoa do Taquaral”, complementa o comunicado.
LEIA MAIS