Além da “Feijoada do Rosa”, no qual três vítimas fatais da febre maculosa se infectaram com a doença, um show do cantor Seu Jorge no dia 3 também é de monitorado pelo Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) devido ao risco de contágio. Somados, os eventos reuniram cerca de 13,5 mil pessoas. “Essas pessoas tiveram exposição ao carrapato estrela, transmissor da febre maculosa, e temos cinco casos suspeitos”, disse a diretora do órgão, Andrea von Zuben.
A afirmação de Andrea aconteceu após a reunião entre o prefeito da cidade, Dário Saadi (Republicanos), a pasta de Saúde e representantes de hospitais. Na reunião, foram definidas medidas de conscientização e combate, como a capacitação de médicos e profissionais de saúde e o reforço da sinalização em locais da zona rural e urbana usados para shows e festas. De acordo com Saadi, as áreas que já contam com placas, por exemplo, terão ainda mais avisos ao público.
“No Taquaral, nos parques públicos nós já temos essas placas. Mas vamos intensificar e os eventos agora vão ter que ter uma sinalização especial além das placas que já existem. Essa determinação vai abranger as áreas particulares e áreas que não tinham as placas. Vai ser ampliado para áreas privadas quando tiver eventos”, detalhou o prefeito.
[Matéria em atualização]