- Publicidade -
CotidianoCampinas apura febre maculosa em feijoada e show do Seu Jorge; eventos reuniram cerca de 6 mil pessoas

Campinas apura febre maculosa em feijoada e show do Seu Jorge; eventos reuniram cerca de 6 mil pessoas

Vigilância de Campinas não descarta fazer busca ativa por pessoas que estiveram nos dois eventos na Fazenda Santa Margarida

- Publicidade -
Prefeitura de Campinas fez coletiva sobre a febre maculosa (Foto: Reprodução)
Prefeitura de Campinas fez coletiva sobre a febre maculosa (Foto: Reprodução)

*Essa matéria foi atualizada às 15h com a informação de que os dois eventos reuniram cerca de 6 mil pessoas e não 13 mil como a Prefeitura informou anteriormente

Além da “Feijoada do Rosa”, no qual três vítimas fatais da febre maculosa se infectaram com a doença, em Campinas, um show do cantor Seu Jorge no dia 3 também é de monitorado pelo Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) devido ao risco de contágio na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio. Somados, os eventos reuniram cerca de 6 mil pessoas. “Essas pessoas tiveram exposição ao carrapato estrela, transmissor da febre maculosa”, disse a diretora do órgão, Andrea von Zuben. O local vive um surto da doença e teve a agenda de eventos suspensa pelo município

- Publicidade -

A afirmação de Andrea aconteceu após a reunião entre o prefeito da cidade, Dário Saadi (Republicanos), a pasta de Saúde e representantes de hospitais. Na reunião, foram definidas medidas de conscientização e combate, como a capacitação de médicos e profissionais de saúde e o reforço da sinalização em locais da zona rural e urbana usados para shows e festas. De acordo com Saadi, as áreas que já contam com placas, por exemplo, terão ainda mais avisos ao público.

“No Taquaral, nos parques públicos nós já temos essas placas. Mas vamos intensificar e os eventos agora vão ter que ter uma sinalização especial além das placas que já existem. Essa determinação vai abranger as áreas particulares e áreas que não tinham as placas. Vai ser ampliado para áreas privadas quando tiver eventos”, detalhou o prefeito. 

NOVO CASO SUSPEITO

O show de Seu Jorge passou a ser alvo de monitoramento da Prefeitura de Campinas depois que uma mulher de 38 anos foi internada em um hospital particular da cidade com sintomas da doença. Segundo a Vigilância, os sinais, como febre, manchas avermelhadas e dores no corpo começaram no último dia 10, uma semana após a realização do evento. A paciente passa bem, mas as amostras que podem confirmar a doença ainda são analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz

BUSCA ATIVA?

O Devisa trabalha com as hipóteses da presença de 3,5 mil na feijoada em 27 de maio e com um público de até 2,5 mil no show do início do mês. Por esse motivo, o infectologista do órgão, Rodrigo Angerami, não descarta a possibilidade de realizar uma busca ativa através da lista de pessoas que compraram ingressos ou que estiveram no dois eventos. Também é intenção do município realizar um documento conjunto com a Vigilância estadual para alertar pessoas de outras cidades. 

- Publicidade -

“A busca ativa é uma das estratégias. Há uma discussão com a organização dos eventos sobre obter informações, obviamente dentro da perspectiva da lei de proteção de dados, de tentar ter uma listagem de pessoas que adquiriram os ingressos para conseguir fazer alerta através de contatos que possam existir. A efetividade não é total, porque a pessoa pode adquirir ingrerssos e repassar, mas aqueles que conseguirmos já serviria para sensibilizar”, detalha ele.

LEIA TAMBÉM

Adolescente de 16 anos que morreu com suspeita de febre maculosa foi a evento para ajudar pai

Campinas aponta 12 áreas com risco de transmissão da febre maculosa

IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO

Sobre a preparação da Saúde após a confirmação da infecção de cinco pessoas que morreram de febre maculosa, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, detalha que o objetivo é identificar a doença rapidamente para evitar que os contaminados tenham uma piora e desenvolvam quadros graves. Segundo ele, também é importante que quem passou pela região da Fazenda Santa Margarida e tenha sintomas como febre, manchas vermelhas e dores no corpo, procure atendimento. 

“Nós vamos fazer uma capacitação a todos os médicos e profissionais de saúde sobre o diagnóstico precoce, na fase inicial da febre maculosa. É também muito importante fazer esclarecimento para a população que esteve nessa área em Joaquim Egídio, que se tiver qualquer sintoma de febre, mau estar, que procure os centros de saúde”, diz.

CINCO MORTES CONFIRMADAS

Até o momento, três pessoas que estiveram na feijoada morreram devido à doença. Além delas, outras duas pessoas também faleceram por conta da contaminação entre os meses de fevereiro e abril. Veja o perfil das vítimas:

  • Homem, 47 anos, morador do Parque Jatibaia (abrangência do CS Sousas). O local provável de infecção é a área do Rio Atibaia, no distrito de Sousas. Teve os primeiros sintomas em 28 de janeiro de 2023 e morreu em 3 de fevereiro.
  • Mulher, 62 anos, moradora do Jardim Sorirama (área de abrangência do CS Sousas). O local provável de infecção está em investigação. Os sintomas começaram em 16 de abril. Morreu no dia 23 do mesmo mês.
  • Mulher, 36 anos, moradora de São Paulo. A mulher esteve em Campinas em 27 de maio, em um evento na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio (região Leste da cidade), local provável de infecção. Morreu em 08/06.
  • Mulher, 28 anos, moradora de Hortolândia. A mulher esteve em Campinas em 27 de maio, em um evento na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio (região Leste da cidade), local provável de infecção. Morreu em 08/06.
  • Homem, 42 anos, morador de Jundiaí, O homem esteve em Campinas em 27 de maio, em um evento na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio (região Leste da cidade), local provável de infecção. Morreu em 08/06.

FAZENDA SE MANIFESTA

“Tendo em vista as recentes informações sobre os casos de febre maculosa, a Fazenda Santa Margarida recebeu com tristeza as notícias e lamenta muito o ocorrido.  E, por meio desta, vem esclarecer e apresentar alguns fatos: 

Na noite de ontem, 13 de junho de 2023, a Prefeitura de Campinas, por meio do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), esteve em nossas dependências para apresentar novas medidas e orientações. A Fazenda está trabalhando num plano de ação que deverá apresentar aos órgãos competentes ainda essa semana. 

Diante dos últimos acontecimentos e, buscando maneiras de viabilizar e estruturar medidas de adequação necessárias, a empresa, por liberalidade, permanecerá fechada pelos próximos 30 dias. Uma vez que a região passa por momento delicado, essa decisão visa assegurar o bem-estar de nossos visitantes, colaboradores e da comunidade em geral.

Ressaltamos que toda a documentação da Fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e às exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas. e por este motivo os eventos agendados permanecem inalterados.

É importante destacar novamente que, nos últimos anos, nunca houve qualquer caso semelhante a este. 

Em tempo: diante de novas determinações da Prefeitura Municipal, através do Devisa, ainda hoje será apresentada uma listagem dos eventos agendados para os próximos seis meses, além das medidas de cautela determinadas pelo departamento. 

Essas medidas incluem a comprovação da comunicação a todos os participantes dos eventos ocorridos na Fazenda Santa Margarida, entre 26 de maio e 3 de junho, informando sobre medidas de saúde e bem-estar a serem adotadas em relação a febre maculosa e, orientações de procurar um serviço de saúde, caso o visitante tenha apresentado sintomas da doença.

A Fazenda Santa Margarida reforça o compromisso em manter e tomar todas as providências necessárias para garantir mais segurança e o conforto de seus visitantes e se mantém aberta ao diálogo com as autoridades e a comunidade durante esse período”.

 

LEIA MAIS

Febre maculosa: Brasil registra 49 casos e 6 mortes

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -