A Prefeitura de Campinas começou uma campanha para coletar alimentos e agasalhos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O número de mortos pela tragédia já chega a 75 – leia mais abaixo.
A mobilização em Campinas utilizará a estrutura da Campanha do Agasalho para recolher as doações. Confira aqui todos os pontos de coleta.
As instituições interessadas em se tornar pontos de coleta devem telefonar para (19) 2116-0165 ou (19) 2116-0281.
No sábado, 25 de maio, a Prefeitura promoverá o Dia D da campanha no Paço Municipal. No decorrer desse dia, equipes da Administração municipal e de grupos de apoio coletarão roupas, cobertores e agasalhos no esquema de drive-thru.
Tragédia no Sul em números
Chegou a 75 o número de pessoas mortas pela tragédia, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 12h deste domingo (5). Outras seis mortes ainda estão em investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Há ainda 101 pessoas desaparecidas.
O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a passagem de um ciclone extratropical. As autoridades afirmam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.
As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 80,5 mil desalojados e 15,1 mil desabrigados. Ao todo, as chuvas já afetaram 707,1 mil pessoas no estado. Dos 497 municípios gaúchos, 332 foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 66% das cidades do RS.
Ainda de acordo com o governo, mais de 420 mil pontos no estado seguem sem energia elétrica e 839 mil residências (27%) sem abastecimento de água.
As chuvas também provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo (5), são registrados 113 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.
Devido à cheia do lago Guaíba, em Porto Alegre, a prefeitura da capital pediu para os moradores racionarem água diante da interrupção do funcionamento de quatro das seis estações de tratamento.
Diversas áreas de Porto Alegre foram inundadas após o lago Guaíba, que atravessa a cidade, ter ultrapassado a cota de inundação e superado, no sábado (4), os cinco metros, maior nível já registrado. Até ontem, mais de 10 mil resgates tinham sido realizados.
Como se inscrever como voluntários da Saúde no Sul?
O banco de voluntários de profissionais da saúde, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde, recebeu a inscrição de 7 mil profissionais. Entre os inscritos estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.
Ao preencher o formulário, os dados dos voluntários são disponibilizados para a gestão dos municípios e instituições de saúde. Caso haja necessidade de substituição ou ampliação da força de trabalho, os profissionais poderão atuar em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde, conforme distribuição feita secretaria de Saúde.
Os voluntários precisam ter disponibilidade de carga horária e interesse em atuar no auxílio aos municípios afetados. O presente cadastro não garante o chamamento do profissional, como também não gera vínculo empregatício com o estado.
Com informações da Agência Brasil
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Mulher é presa por maus-tratos após cachorro ser encontrado morto
Limeira suspende vacinação contra a covid-19 por falta de doses