A secretaria de Administração de Campinas concluiu a licitação para o projeto executivo e as obras das calçadas da Avenida Campos Sales, na região central. O processo no valor de R$ 3.553.163,43 é mais uma etapa da revitalização da via, iniciada em novembro e que tem entrega prevista para dezembro deste ano, segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).
“O trabalho a ser desenvolvido prevê a implantação de pavimento intertravado, com blocos de concreto, nas calçadas da via, que conecta a região do Pátio Ferroviário à Avenida Francisco Glicério”, detalha o comunicado do município.
A empresa Roade Construção Civil e Locação de Equipamentos Ltda executará o serviço. Com a homologação, a próxima etapa será de desenvolvimento do projeto executivo pela empresa junto à Emdec. Depois, a fase de execução será planejada e realizada junto à Setransp (Secretaria Municipal de Transportes).
LEIA TAMBÉM
Motorista fica ferida após capotar carro na D. Pedro I, em Campinas
Campinas tem recorde de frio com temperatura mínima de 8,1ºC
Até o final de maio, segundo a atualização detalhada ao acidade on Campinas, a infraestrutura subterrânea da rede elétrica no trecho entre as avenidas Andrade Neves e Senador Saraiva era executada. Agora, a mesma estrutura será usada para as telecomunicação entre a Rua Lidgerwood e a Avenida Senador Saraiva.
A REVITALIZAÇÃO
As obras do projeto de revitalização da Avenida Campos Sales, no Centro de Campinas, se aproximam da metade do cronograma a cerca de seis meses do prazo para a conclusão e a entrega. Iniciada entre a Rua Lidgerwood e a Avenida Andrade Neves, a revitalização seguiu no sentido da via por outros três trechos nos últimos meses. Depois, segue por outros quatro trechos até chegar à região da Rua Jose Paulino e da Avenida Francisco Glicério, onde serão finalizadas.
“Podemos dizer que estamos quase na metade. Conforme vamos descendo a rua, o movimento de pedestre fica maior. Qualquer obra gera impacto. Colocamos faixas para que as pessoas evitem a região para evitar transtornos”, afirma o presidente da Emdec, Vinícius Riverete.
Veja todos os trechos de intervenções:
- Rua Lidgerwood – Av. Andrade Neves
- Av. Andrade Neves – Rua 11 de agosto
- Rua 11 de agosto – Rua Saldanha Marinho
- Rua Saldanha Marinho – Rua Visconde do Rio Branco
- Rua Visconde do Rio Branco – Av. Senador Saraiva
- Av. Senador Saraiva – Rua Álvares Machado
- Rua Álvares Machado – Rua Ernesto Khulmann
- Rua Ernesto Khulmann – Rua José Paulino
- Rua José Paulino – Av. Francisco Glicério
EXEMPLO DA GLICÉRIO
Planejada para seguir o modelo da reforma ocorrida na Avenida Francisco Glicério, a revitalização da Avenida Campos Sales é menos complicada do que a intervenção que alterou por completo a via vizinha em anos anteriores. “A Glicério é sim modelo e a experiência lá ajuda sim, mas tem um fato relevante: na obra da Glicério, nós trocamos as redes de água e esgoto. Os buracos eram de mais de quatro metros de profundidade. Agora, não temos isso”, diz Vinicius.
COMO SERÁ
O valor estimado da obra é de R$ 6 milhões e o enterramento dos fios e a retirada dos postes, iniciada em novembro, foram executados em parceria com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). A avenida tem pouco mais de 900 metros e é considerada estratégica. Segundo o projeto, a revitalização inclui:
- ampliação das calçadas
- faixa exclusiva para ônibus à esquerda e novos abrigos
- baias de estacionamento
- requalificação dos pavimentos das pistas e calçadas
- nova iluminação pública e de monumentos
- nova sinalização semafórica, horizontal e vertical
- mais câmeras de monitoramento
- velocidade máxima permitida mantida em 40 km/h
- enterramento de toda fiação
- mobiliário e paisagismo
- infraestrutura para bancas e abrigos de ônibus
ESTÍMULO PARA O COMÉRCIO
O projeto de revitalização deve ampliar em 50% as áreas para mobilidade ativa (pedestres e ciclistas), paisagismo e mobiliário; 107% as vagas de estacionamento; 14% os pontos de iluminação pública; 13% as travessias para pedestres.
Além disso, uma ciclofaixa de 900 metros será instalada. Com isso, a Administração pretende incentivar a circulação de pedestres, com o objetivo também de estimular o comércio.
LEIA MAIS
Novo carro popular: Montadoras incluem mais veículos com desconto