- Publicidade -
CotidianoCampinas conclui licitação para obras nas calçadas da Avenida Campos Sales

Campinas conclui licitação para obras nas calçadas da Avenida Campos Sales

Etapa integra projeto de revitalização da Campos Sales, no Centro de Campinas; entenda o projeto 

- Publicidade -

 

A secretaria de Administração de Campinas concluiu a licitação para o projeto executivo e as obras das calçadas da Avenida Campos Sales, na região central. O processo no valor de R$ 3.553.163,43 é mais uma etapa da revitalização da via, iniciada em novembro e que tem entrega prevista para dezembro deste ano, segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).  

“O trabalho a ser desenvolvido prevê a implantação de pavimento intertravado, com blocos de concreto, nas calçadas da via, que conecta a região do Pátio Ferroviário à Avenida Francisco Glicério”, detalha o comunicado do município.  

A empresa Roade Construção Civil e Locação de Equipamentos Ltda executará o serviço. Com a homologação, a próxima etapa será de desenvolvimento do projeto executivo pela empresa junto à Emdec. Depois, a fase de execução será planejada e realizada junto à Setransp (Secretaria Municipal de Transportes).

LEIA TAMBÉM

Motorista fica ferida após capotar carro na D. Pedro I, em Campinas

Campinas tem recorde de frio com temperatura mínima de 8,1ºC

Até o final de maio, segundo a atualização detalhada ao acidade on Campinas, a infraestrutura subterrânea da rede elétrica no trecho entre as avenidas Andrade Neves e Senador Saraiva era executada. Agora, a mesma estrutura será usada para as telecomunicação entre a Rua Lidgerwood e a Avenida Senador Saraiva.

- Publicidade -

A REVITALIZAÇÃO

As obras do projeto de revitalização da Avenida Campos Sales, no Centro de Campinas, se aproximam da metade do cronograma a cerca de seis meses do prazo para a conclusão e a entrega. Iniciada entre a Rua Lidgerwood e a Avenida Andrade Neves, a revitalização seguiu no sentido da via por outros três trechos nos últimos meses. Depois, segue por outros quatro trechos até chegar à região da Rua Jose Paulino e da Avenida Francisco Glicério, onde serão finalizadas.

“Podemos dizer que estamos quase na metade. Conforme vamos descendo a rua, o movimento de pedestre fica maior. Qualquer obra gera impacto. Colocamos faixas para que as pessoas evitem a região para evitar transtornos”, afirma o presidente da Emdec, Vinícius Riverete. 

Veja todos os trechos de intervenções:

  1.  Rua Lidgerwood – Av. Andrade Neves
  2. Av. Andrade Neves – Rua 11 de agosto
  3. Rua 11 de agosto – Rua Saldanha Marinho
  4. Rua Saldanha Marinho – Rua Visconde do Rio Branco
  5. Rua Visconde do Rio Branco – Av. Senador Saraiva
  6. Av. Senador Saraiva – Rua Álvares Machado
  7. Rua Álvares Machado – Rua Ernesto Khulmann
  8. Rua Ernesto Khulmann – Rua José Paulino
  9. Rua José Paulino – Av. Francisco Glicério

EXEMPLO DA GLICÉRIO

Planejada para seguir o modelo da reforma ocorrida na Avenida Francisco Glicério, a revitalização da Avenida Campos Sales é menos complicada do que a intervenção que alterou por completo a via vizinha em anos anteriores. “A Glicério é sim modelo e a experiência lá ajuda sim, mas tem um fato relevante: na obra da Glicério, nós trocamos as redes de água e esgoto. Os buracos eram de mais de quatro metros de profundidade. Agora, não temos isso”, diz Vinicius.

COMO SERÁ

O valor estimado da obra é de R$ 6 milhões e o enterramento dos fios e a retirada dos postes, iniciada em novembro, foram executados em parceria com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). A avenida tem pouco mais de 900 metros e é considerada estratégica. Segundo o projeto, a revitalização inclui:

  • ampliação das calçadas
  • faixa exclusiva para ônibus à esquerda e novos abrigos
  • baias de estacionamento
  • requalificação dos pavimentos das pistas e calçadas
  • nova iluminação pública e de monumentos
  • nova sinalização semafórica, horizontal e vertical
  • mais câmeras de monitoramento
  • velocidade máxima permitida mantida em 40 km/h
  • enterramento de toda fiação
  • mobiliário e paisagismo
  • infraestrutura para bancas e abrigos de ônibus

ESTÍMULO PARA O COMÉRCIO

O projeto de revitalização deve ampliar em 50% as áreas para mobilidade ativa (pedestres e ciclistas), paisagismo e mobiliário; 107% as vagas de estacionamento; 14% os pontos de iluminação pública; 13% as travessias para pedestres.  

Além disso, uma ciclofaixa de 900 metros será instalada. Com isso, a Administração pretende incentivar a circulação de pedestres, com o objetivo também de estimular o comércio. 

LEIA MAIS

Novo carro popular: Montadoras incluem mais veículos com desconto

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -