A secretaria de Saúde de Campinas está convocando 200 mil mulheres entre 25 e 64 anos que ainda não realizaram o exame de papanicolau pelo SUS (Sistema Único de Sáude). O teste é capaz de detectar o câncer de colo de útero e deve ser realizado anualmente – essas mulheres estão com exames atrasados.
Segundo a pasta, a partir de amanhã (3), as mulheres serão contatadas via WhatsApp pela assistente virtual Ana, informando sobre a necessidade do exame e orientando sobre como agendá-lo em unidades de saúde. O papanicolau é disponibilizado gratuitamente pelo SUS.
Alerta de papanicolau atrasado
O alerta será enviado via WhatsApp pelo número (19) 99604-3012. Na mensagem haverá a informação de que o papanicolau ainda não foi feito, além de alertar para o risco de câncer de colo do útero. A paciente será orientada a buscar uma unidade de saúde para fazer o exame. Ela receberá um link para consultar o posto mais próximo.
A convocação será seguida por uma triagem adicional para aquelas sem registros nos últimos três anos. Para facilitar o acesso, haverá agendamentos extras e mutirões aos sábados, conforme a demanda, explicou a pasta.
Ação faz parte do Outubro Rosa
A ação faz parte do Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre câncer de mama e saúde feminina. A coordenadora da Saúde da Mulher, Miriam Nóbrega, disse que a falta de registro não indica que o exame não foi realizado, mas reforça a importância da detecção precoce de lesões no colo do útero.
Estatísticas mostram que entre 2010 e 2019, a incidência de câncer invasivo de colo do útero foi de 7,2 casos a cada 100 mil mulheres, e as lesões iniciais, de 20,1 a cada 100 mil.
Mamografias gratuitas
Durante o mês, a programação do Outubro Rosa inclui a oferta de 1,8 mil mamografias gratuitas, com agendamentos disponíveis pelo Disque Saúde (telefone 160). Os exames são voltados para mulheres de 40 a 69 anos que necessitam atualizar suas mamografias.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Clínica é interditada após denúncia de que idosos sofriam maus-tratos e comiam alimentos vencidos
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 45 milhões