A Rede Mário Gatti, em Campinas, deve contar com mais leitos para pacientes com quadros gripais e covid-19 a partir da semana que vem. A possibilidade foi reconhecida pelo diretor técnico da rede, Carlos Henrique Mamud Arca, diante do aumento da demanda.
“É uma situação de preocupação. Nos mostra que há uma probabilidade alta de necessidade de mais leitos nos dias futuros se houver realmente um aumento no número de internações por patologias respitatórias, principalmente a covid-19”, afirmou o diretor técnico.
Mamud detalha que a avaliação será feita na próxima segunda-feira (10) e levará em conta o índice de ocupação registrado nesta semana. Na opinião dele, a tendência principal é que o total de leitos de enfermaria seja ampliado, porque os quadros são mais leves.
“Porque felizmente a situação das doenças respiratórias no momento indica mais internações em enfermaria do que em UTIs (unidades de terapia intensiva), porque os quadros são mais leves. Não deixam de ser preocupantes, mas são mais leves”, alega ele.
LEIA TAMBÉM
Rede Mário Gatti tem 14 crianças com síndromes respiratórias internadas na UTI
Surto de covid-19 em coletores causa atraso na coleta de lixo em Campinas
OCUPAÇÃO ATUAL
Os dados de utilização dos leitos em Campinas confirmam a incidência de internações de quadros mais leves, principalmente por conta da vacinação contra a covid-19 e a gripe.
De acordo com o diretor técnico da Rede Mário Gatti, nesta sexta, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti registra o uso de 20 dos 25 leitos de enfermaria e oito dos 15 de UTI.
Já no Hospital Ouro Verde, a enfermaria tem 20 das 23 vagas com pacientes infectados. Além disso, 10 das 20 unidades de terapia intensiva estão com doentes respiratórios.
COVID NA REGIÃO
Diferente de Campinas, onde as internações por coronavírus e influenza cresceram juntas, os dados do DRS VII Campinas, que abrange 65 cidades do entorno, indicam um aumento de 317% das internações por covid-19 em enfermarias e UTIs em duas semanas.
O número, segundo o Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), saltou de 28 pacientes em 24 de dezembro de 2021 para 117 nesta sexta-feira. A média móvel de internações está em 76 por dia, maior número desde o dia 30 de agosto do ano passado.