Campinas deve ter uma mudança no clima a partir da tarde desta terça-feira (6), com a ocorrência de um temporal com descargas elétricas, chuva localmente forte e rajadas moderadas de vento, segundo previsto pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.
De acordo com o meteorologista do Centro, Bruno Bainy, a última chuva expressiva em Campinas, que ocorre quando chove mais de 10 mm, aconteceu no dia 10 de agosto. Na ocasião, foram registrados 11,2 mm. Com isso, já são 26 dias desde o último grande volume de precipitação.
Para esta semana, de acordo com o Cepagri, as estimativas que diferentes modelos têm colocado para as chuvas na região até a quarta-feira (7) variam entre 10 mm e 20 mm no total. Para Bruno Bainy, os temporais que irão atingir a região devem ocorrer a partir do período da tarde desta terça e a qualquer momento de quarta-feira.
“Não esperamos temporais severos, com granizo e vendaval. Como temos indícios de combinação de elementos como instabilidade termodinâmica moderada e um perfil de vento favorável (a forma com que o vento sopra em diferentes camadas/altitudes), a expectativa é que esses temporais causem descargas elétricas (que é o que diferencia ‘temporal’ de pancada de chuva), chuva localmente forte (algum ponto da cidade ou região pode ter chuva mais intensa em algum momento) e algumas rajadas moderadas de vento, que ocorrem junto com o temporal ou um pouco antes”, explica o meteorologista.
LEIA MAIS
Confira o que abre e fecha em Campinas durante o feriado de Independência
Shoppings de Campinas abrem com horário especial neste feriado
“PRIMAVERA METEOROLÓGICA”
Em relação às temperaturas, o meteorologista afirma que os termômetros devem voltar a registrar máximas mais elevadas a partir de quinta-feira (8).
“Para essa semana, a partir de quinta-feira, temos fortes indicativos que teremos temperaturas bem elevadas, já na quinta as máximas superam os 30ºC e no final de semana podem superar os 34ºC”, relata Bruno.
Além disso, Bainy salienta que o mês de setembro pode ser considerado como parte da “primavera meteorológica”, que é composta por setembro, outubro e novembro, e marca o início da estação chuvosa, tendo pico entre dezembro e fevereiro e se estendendo até março. Segundo o resumo climático do Centro, setembro deve ter uma média de 5,8 dias de chuva, com precipitação de 62 mm.
PRÓXIMA FRENTE FRIA
De acordo com Bainy, a chuva mais volumosa deve acontecer entre os dias 12 e 19 de setembro, com a chegada de uma nova frente fria. A mudança no clima deve ocorrer novamente entre o final da primeira quinzena do mês e o começo da segunda quinzena.
LEIA TAMBÉM
Renda Fixa: um resumão para você investir o seu dinheiro