- Publicidade -
CotidianoCampinas divulga mais 5 bairros com alto risco de transmissão de dengue; veja lista

Campinas divulga mais 5 bairros com alto risco de transmissão de dengue; veja lista

Cidade já conta com 10.826 casos confirmados e três óbitos pela doença apenas em 2023

- Publicidade -

Campinas divulgou nesta quarta-feira (27) o novo alerta de alto risco de transmissão da dengue com mais cinco bairros da cidade nessa lista. A informação foi divulgada por meio do boletim semanal sobre a doença, emitido pela Secretaria de Saúde da cidade.

Estão em alerta os seguintes bairros:

  • Chácara Primavera,
  • Jardim Aurélia,
  • Conjunto Residencial Parque São Bento,
  • Jardim das Bandeiras II e,
  • Vila Vitória.

De acordo com o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), os bairros indicados, assim como as demais áreas da cidade, devem intensificar medidas preventivas, principalmente no que diz respeito ao combate dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.

Alerta para alta da doença

A divulgação do boletim semanal acontece em meio ao alerta da pasta para um possível aumento expressivo de casos da doença já no início de 2024. Por causa do risco, a Prefeitura anunciou um pacote de ações contra a doença, que conta com a reorganização da rede de saúde e um novo site para divulgar informações.

Além disso, no dia 6 de janeiro deve acontecer o primeiro mutirão contra a dengue em quatro bairros da região Sudoeste que também estão em alerta. São eles:

  • Jardim Santo Antônio;
  • DIC III;
  • DIC V;
  • DIC VI.

Campinas decretou epidemia em abril deste ano, tendo registrado 10.826 casos confirmados e três óbitos pela doença apenas em 2023. De acordo com a Secretária de Saúde, o cenário na cidade ainda pode piorar caso ocorra a reintrodução dos vírus 3 e 4, que não têm presença registrada na região, respectivamente, há 14 e nove anos.

- Publicidade -

Sintomas
Os grupos mais vulneráveis à doença são crianças, adolescentes e adultos que nunca tiveram dengue. A pasta recomenda que os moradores procurem o centro de saúde de Campinas caso apresente os sintomas:

Dor de cabeça;
Dor no corpo;
Náusea;
Vômito;
Manchas no corpo;
Dor articular;
Dor atrás dos olhos.

Porém, se alguém apresentar tontura, dor de barriga muito forte, vômitos repetidos, suor frio e sangramentos, deve ir diretamente para um pronto-socorro ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próximo.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Entenda a variação no preço dos combustíveis em 2023

Milei confirma a emissão de notas de 20 mil e 50 mil pesos

- Publicidade -
Larissa de Morais
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -