- Publicidade -
CotidianoCampinas divulga novo alerta de áreas com risco de transmissão de dengue

Campinas divulga novo alerta de áreas com risco de transmissão de dengue

Ao todo, são sete bairros localizados nas regiões Norte, Noroeste e Leste; cidade conta com 61 casos de dengue

- Publicidade -
Campinas possui 61 casos de dengue até o momento (Foto: Arquivo/PMC)
Campinas possui 61 casos de dengue até o momento (Foto: Arquivo/PMC)

A secretaria de Saúde divulgou nesta segunda-feira (6) um novo alerta da dengue em Campinas. O documento informa as áreas que estão com alto risco de transmissão da doença. Ao todo, são sete bairros localizados nas regiões Norte, Noroeste e Leste – veja a lista abaixo:

LEIA TAMBÉM

Estudante diz que sentiu ‘estralo nas costelas’ durante trote universitário, em Campinas

Volta às aulas faz Saúde de Campinas ampliar leitos infantis no Hospital Ouro Verde

 

Região Norte

  • Jardim do Vovô
     
  • Jardim Interlagos
     
  • Village

Região Noroeste

- Publicidade -
  • Jardim Campos Elíseos 
     
  • Jardim Florence 2

Região Leste

  • Centro 
     
  • Vila Costa e Silva

Neste ano, a cidade conta com 61 casos de dengue (dados de 1º de janeiro a 6 de fevereiro). Segundo a Prefeitura, o objetivo do alerta é estimular a população para verificação dos potenciais criadouros em casa.

Além disso, um levantamento do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa. A Prefeitura afirma que mantém um programa de controle e prevenção da doença, mas que cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros.  

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

CUIDADOS

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados – confira a lista de cuidados:

  • Mantenha a caixa d’água fechada com a tampa correta ou telada. Além disso, não esqueça de proteger o vertedouro
     
  • Limpe periodicamente a calha e mantenha os ralos de escoamento de água desentupidos, principalmente após a poda de árvores
     
  • Troque a água dos casos todas as semanas e lave o recipiente com sabão para remover os ovos
     
  • Conheça os ecopontos da cidade para o descarte correto e seguro do entulho, sendo madeira, pneu, sofá, armário, fogão, entre outros
     
  • Regue com mangueira sob pressão, uma vez por semana, a face interna de todos as folhas da bromélia, onde a água fica acumulada, para remover os ovos e larvas

VARIANTES

Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Quando uma pessoa tem dengue por um tipo de vírus ela desenvolve a proteção somente contra esse tipo, mas a proteção é pelo resto da vida. Portanto, uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes.

LEIA MAIS

Febre Amarela: São Paulo alerta para a importância da vacina
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -