A secretaria de Saúde divulgou nesta segunda-feira (6) um novo alerta da dengue em Campinas. O documento informa as áreas que estão com alto risco de transmissão da doença. Ao todo, são sete bairros localizados nas regiões Norte, Noroeste e Leste – veja a lista abaixo:
LEIA TAMBÉM
Estudante diz que sentiu ‘estralo nas costelas’ durante trote universitário, em Campinas
Volta às aulas faz Saúde de Campinas ampliar leitos infantis no Hospital Ouro Verde
Região Norte
- Jardim do Vovô
- Jardim Interlagos
- Village
Região Noroeste
- Jardim Campos Elíseos
- Jardim Florence 2
Região Leste
- Centro
- Vila Costa e Silva
Neste ano, a cidade conta com 61 casos de dengue (dados de 1º de janeiro a 6 de fevereiro). Segundo a Prefeitura, o objetivo do alerta é estimular a população para verificação dos potenciais criadouros em casa.
Além disso, um levantamento do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa. A Prefeitura afirma que mantém um programa de controle e prevenção da doença, mas que cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros.
Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.
CUIDADOS
Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados – confira a lista de cuidados:
- Mantenha a caixa d’água fechada com a tampa correta ou telada. Além disso, não esqueça de proteger o vertedouro
- Limpe periodicamente a calha e mantenha os ralos de escoamento de água desentupidos, principalmente após a poda de árvores
- Troque a água dos casos todas as semanas e lave o recipiente com sabão para remover os ovos
- Conheça os ecopontos da cidade para o descarte correto e seguro do entulho, sendo madeira, pneu, sofá, armário, fogão, entre outros
- Regue com mangueira sob pressão, uma vez por semana, a face interna de todos as folhas da bromélia, onde a água fica acumulada, para remover os ovos e larvas
VARIANTES
Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Quando uma pessoa tem dengue por um tipo de vírus ela desenvolve a proteção somente contra esse tipo, mas a proteção é pelo resto da vida. Portanto, uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes.
LEIA MAIS
Febre Amarela: São Paulo alerta para a importância da vacina