- Publicidade -
CotidianoCampinas entra em estado de alerta para baixa umidade do ar; saiba como se proteger

Campinas entra em estado de alerta para baixa umidade do ar; saiba como se proteger

OMS estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para saúde humana; defesa civil registrou índice de 18,6% às 14h deste domingo

- Publicidade -

A Defesa Civil de Campinas colocou a cidade em estado de alerta para a URA (umidade relativa do ar). Neste domingo (18), às 14h, foi registrado índice de 18,6%, na Estação Meteorológica do Instituto Agronômico de Campinas, no Parque Taquaral.

De acordo com a última atualização do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, às 14h40, o índice registrado foi de 19,1%. Nas últimas 24 horas, o menor registro foi de 17,1%, ocorrido no sábado, às 14h40. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece que índices de URA inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Entre os problemas causados pela baixa umidade do ar estão complicações alérgicas e respiratórias, ressecamento da pelem irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do risco de incêndios.

Quais são as orientações em caso em caso de estado de alerta?   

  • Evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados;
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas;

Como é dividida a classificação dos estados de criticidade dos níveis de umidade relativa do ar?

  • Entre 21 e 30% – Estado de Atenção
  • Entre 12 e 20% – Estado de Alerta
  • Abaixo de 12% – Estado de Emergência

O que causa queda da umidade relativa do ar?

De acordo com o Climatempo, a quantidade de vapor d’água que o ar é capaz de reter antes dele condensar (ou seja, se transformar em gotículas d’água e formar nuvens, nevoeiros ou chuva) depende da temperatura do próprio ar: quanto mais quente for, maior a quantidade de vapor d’água que o ar suporta sem condensar.

Quando o ar condensa e forma nevoeiro (próximo à superfície) ou uma nuvem (em alturas mais elevadas), a umidade relativa do ar é 100%, pois ele já está saturado, ou seja, já tem todo o vapor d’água que pode conter naquela temperatura. Conforme o ar esquenta, sem a adição de mais vapor d’água, a quantidade de vapor que o ar comporta antes de condensar também aumenta e, portanto, a umidade relativa do ar cai.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Casa pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em Piracicaba

Prova automobilística 100 milhas celebra os 257 anos de Piracicaba no domingo



- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -