A Prefeitura de Campinas começou a enviar na última semana comunicados para os moradores que estão com o pagamento do IPTU de imóveis residenciais em atraso. No total, os valores devidos chegam a mais de R$ 24,8 milhões. Os inadimplentes poderão receber as cobranças através de cartas, SMSs e e-mails.
As cartas seguem com boleto bancário, com vencimento para o dia 6 de abril. Já os e-mails e SMSs enviados pela Administração não contém links e códigos de barras, apenas o código cartográfico do imóvel.
Para quem optou por pagar o IPTU de forma parcelada, o pagamento deve ser efetuado até o dia 10 de cada mês. A segunda via do carnê ou das parcelas pode ser acessada no site IPTU Campinas.
LEIA MAIS
Campinas inicia plantio de 100 mudas de árvores na Glicério e Abolição nesta quarta-feira
Campinas tem previsão de temporal com chance de chuva intensa nesta quarta-feira
De acordo com Alessandro Domingues, diretor do Departamento de Cobrança e Controle de Arrecadação, é importante que o contribuinte mantenha os pagamentos em dia, para evitar a incidência de juros e multas.
“Caso o contribuinte tenha uma ou mais parcelas do imposto deste ano em aberto, basta acessar o nosso portal, emitir a guia e fazer o pagamento nas agências bancárias ou casas lotéricas”, disse. “Outra sugestão é colocar o pagamento em débito automático para não correr o risco de esquecer de pagar as parcelas”, completou.
DÉBITOS DO IMÓVEL
A Prefeitura lançou em março uma ferramenta que permite ao morador verificar através de seu código cartográfico se seu imóvel possui débitos no ano atual e anteriores. O recurso também possibilita a emissão de guias para pagamento.
Além disso, o demonstrativo é emitido sem o nome do proprietário, para garantir sigilo fiscal. O acesso pode ser realizado através da página na internet Débitos do Imóvel e não necessita de senha ou cadastro prévio.